Texto: Pedro Borges / Edição de Imagem: Pedro Borges
Depois do dia 23, Deborah participa de encontros na Bahia e em São Paulo.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A ativista norte-americana Deborah Peterson Small começa um ciclo de debates no Rio de Janeiro no dia 21 de julho. O Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) é o responsável por articular a passagem de Deborah pela capital carioca.
Deborah Peterson Small é formada em direito pela Universidade de Harvard e foi diretora para assuntos legais da New York Civil Liberties Union. Mais tarde, Deborah se tornou diretora de políticas públicas e articulação comunitária pela Drug Policy Alliance. Há quase uma década, ela criou a organização Break the Chains, cujo objetivo é alertar os impactos da guerra às drogas na população negra. Deborah Small é nome central na discussão sobre racismo e política de drogas nos EUA e no mundo.
No dia 21 de julho, a partir das 9h30, ela compõe um debate sobre Racismo e Superencarceramento na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), ao lado de Caetano Ernesto Costa, Sandra Torres e Sérgio Lemgruber.
Mais tarde, às 19h, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), Deborah participa da roda “Os impactos do racismo na vida da população negra, políticas de drogas e violência contra mulheres negras”. Ela debate o assunto com a companhia de Jurema Werneck, criadora da ONG Criola, e Monica Cunha, representante da Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência.
Na sexta-feira, 22 de julho, das 14h às 18h, Deborah tem compromisso marcado com os coletivos e as mídias negras no Instituto Pretos Novos, na Rua Pedro Ernesto, 34. O objetivo é a ativista norte-americana trocar experiências e impressões com os jovens negros sobre a atuação política dos coletivos e dos canais de comunicação.
No dia 23, às 17h, Deborah encerra a sua agenda no Rio de Janeiro na Praça Agripino Grieco com o tema Jovem Negro Vivo – Cultura e Resistência. Depois, Deborah viaja para a Bahia, onde participa de outros eventos. A ativista norte-americana encerra a sua passagem no Brasil na cidade de São Paulo, na próxima semana.