Texto e fotos: Pedro Borges
Militantes e comunicadores negros de São Paulo conversaram com a ativista norte-americana Deborah Small
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
No dia 27 de julho, quarta-feira, Deborah Small cumpriu a sua primeira agenda na cidade de São Paulo. Depois de dialogar com movimentos sociais no Rio de Janeiro e na Bahia, a ativista negra norte-americana iniciou os seus encontros na capital paulista às 19h na TV Drone, Bela Vista.
Militantes e jornalistas negros perguntaram durante 2h30min para Deborah sobre os malefícios da atual política de drogas adotada por Brasil e EUA, os efeitos disso para a comunidade negra, assim como outros modelos de política de drogas.
Deborah acredita que a chamada “guerra às drogas” é na verdade uma guerra à pobreza e uma guerra contra negras e negros. Por isso, o envolvimento de pretas e pretos se faz necessário para modificar o eixo de debate sobre o assunto, ainda pautado e discutido em meios brancos e acadêmicos.
Ao final, Deborah e todos os participantes tiraram uma foto segurando um cartaz que pedia justiça para Luana Barbosa dos Reis, mulher negra e LGBT, que faleceu com isquemia cerebral e traumatismo craniano dias depois de ser espancada por três policiais em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
A atividade foi transmitida ao vivo pela TV Drone e pode ser vista abaixo a partir dos 39 minutos de vídeo.