Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Editora lança livro de bell hooks sobre racismo em São Paulo

10 de março de 2019

Evento de lançamento recebe debate sobre racismo e feminismo negro com especialistas no tema

Texto / Pedro Borges
Imagem / Divulgação

O livro “Olhares Negros – Raça e Representação”, escrito pela feminista norte-americana bell hooks, será apresentado ao público no dia 12 de Março, terça-feira, em São Paulo. O lançamento vem acompanhado de um debate, a partir das 19h, na livraria Tapera Taperá, Galeria Metrópole.

Participam da discussão Rosane Borges, escritora da obra “Esboços de um Tempo Presente”, Natalia Néris, responsável pelo livro “A voz e a palavra do movimento negro na Constituinte de 1988”, Mariléia de Almeida, autora da tese “Território de Afetos: práticas femininas antirracistas nos quilombos contemporâneos do Rio de Janeiro”. A mediação do encontro é da assistente social Camila Dias.

O prefácio do livro, escrito por Rosane Borges, foi publicado no site Outras Palavras e apresenta um pouco da obra. A escritora brasileira mostra como bell hooks desenvolve de maneira crítica o debate entre “universal” e “particular”, hoje descrito como “identitarismo”.

No texto, bell hooks promove reflexões a partir de produtos da indústria cultural, como filmes, programas de tv, entre outros. Entre as análises, apresenta a representação da comunidade negra, em especial das mulheres, e indica a luta das mulheres negras como radical e revolucionária.

Sobre bell hooks

Gloria Jean Watkins, conhecida pelo pseudônimo de bell hooks, nasceu em Hopkinsville, 25 de setembro de 1952. A autora de mais de 30 livros sobre raça, feminismo negro, afetividade e representação, entre outros temas, é ativista e teórica reconhecida em todo mundo.

O nome “bell hooks” foi inspirado na sua bisavó materna, Bell Blair Hooks. A escolha da letra minúscula é justificada pelo interesse da autora em dar mais enfoque ao conteúdo desenvolvido em suas obras e menos a sua pessoa.

A ativista, influenciada pela obra de Paulo Freire, fundou em 2014 o “bell hooks Institute”, em Berea College, em Kentucky, Estados Unidos.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano