Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Encontro Nacional de Estudantes e Coletivos Universitários Negros – EECUN começa nesta sexta-feira

11 de maio de 2016

Texto: Pedro Borges / Edição de imagem: Vinicius Martins 

Evento se inicia no dia 13 de maio, data que marca a falsa abolição da escravatura

Entre os dias 13 e 15 de maio, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, acontece o EECUN. São esperados cerca de mil estudantes negros de todas as regiões do país para discutir o genocídio, cotas e o posicionamento da militância preta dentro e fora da universidade.

O encontro é plaejado desde o final de 2013 por jovens estudantes negros que não se viam representados pelos espaços de discussão política dentro da universidade. “O EECUN é um evento organizado por estudantes pretos(as) para estudantes pretos(as). O encontro vem sendo construído há muito tempo com o intuito de colocarmos em pauta questões que não são discutidas em outros eventos, mesmo naqueles em que são feitos debates voltados para a população negra”, explica Francy Silva, estudante da PUC-MG.

Lideranças históricas do Movimento Negro foram convidadas a participar da atividade. Entre os nomes já confirmados, estão Joselina Silva, Hélio Santos, Janaína Damasceno, Valter Silvério, entre outros.

Hugo Lima, estudante da Universidade Veiga de Almeida-RJ, apresenta a sua expectativa com relação às atividades. “Acredito que reunimos nomes importantes da nossa militância. As mesas serão momentos de muito aprendizado e reflexão. As falas propostas ajudarão muito no nosso crescimento, enquanto militantes”.

A ideia é transformar o EECUN em um marco da militância negra dentro da universidade. Para além do posicionamento, o Encontro foi construído sem recurso da iniciativa privada ou verba governamental. Daniel Souza, estudante da UFRJ, destaca a importância da autonomia financeira e política do encontro. “Bom, não é apenas importante, como fundamental. Afinal, é um dos princípios do evento. Ser autônomo tanto politicamente, quanto financeiramente, quer dizer que, tendo em vista os inúmeros encontros de estudantes universitários negros, nossas pautas não serão suprimidas”.

A programação completa pode ser conferida no site do EECUN, assim como todas as informações e o histórico de construção do Encontro. 

Veja mais:

Estudantes e coletivos negros definem local e data de encontro nacional
Encontro de nacional de estudantes negros acontece no mês de maio

Vídeos: 

 

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano