Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

2° Marcha do Orgulho Crespo acontece neste domingo em São Paulo

Alma Preta

5 de agosto de 2016

Texto: Neomisia Silvestre / Foto: Jornalistas Livres / Edição de Imagem: Pedro Borges

Um ano após a realização da 1ª Marcha do Orgulho Crespo, o movimento criado pela Hot Pente e pelo Blog das Cabeludas – Crespas e Cacheadas realiza sua 2ª edição neste domingo (07), a partir das 10h, com concentração no vão do MASP e trajeto marcado pela Avenida Paulista. A programação artística acontece no Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000, das 14h às 19h, em celebração à cultura negra e ao fortalecimento da estética afro-brasileira como símbolo de resistência.

O movimento de combate ao racismo e a qualquer tipo de discriminação a partir da estética negra e do cabelo crespo, começou em São Paulo em 26 de Julho de 2015. Depois, a iniciativa se expandiu por todo o país e vem influenciando mulheres no Brasil e no mundo a repensarem uma estética negra, oprimida de maneira histíca e pautada por padrões eurocêntricos.

1° edição da Marcha contou com presença marcante de mulheres negras

Nesta 2ª edição, as organizadoras visam expandir e aprofundar o diálogo com mulheres negras agentes de economia criativa por meio de parceria inédita com a Feira Cultural Preta, maior evento de afroempreendedorismo da América Latina. A Feira Cultural Preta é apoiadora institucional da Marcha do Orgulho Crespo Brasil.

A programação inclui atividades como: Oficinas, Debates, Música, Intervenções artísticas e espaço para AfroEmpreendedoras. Todos espaços têm o objetivo de valorizar a identidade e a ancestralidade negra, assim como a representatividade, a autoestima, a livre expressão do cabelo natural e o empoderamento da mulher negra na sociedade.

Marcha do Orgulho Crespo é um movimento nacional de combate ao racismo e a qualquer tipo de discriminação a partir da estética negra, especialmente no que diz respeito aos cabelos crespos. Tem por objetivo a valorização da identidade e da ancestralidade negra; a representatividade, a autoestima, a livre expressão do cabelo natural e o empoderamento da mulher negra na sociedade, em todas suas vertentes e espaços.

Blog das Cabeludas foi criado em 2008 com a proposta de fotografar mulheres crespas e cacheadas para inspirar e empoderar outras a assumirem seu cabelo natural. É mantido por Nanda Cury.

Hot Pente é um projeto independente e itinerante de festa hip hop com protagonismo feminino. Criada em março 2014, a partir da iniciativa da jornalista Neomisia Silvestre e da estudante de moda Thaiane Almeida, o projeto visa a valorização da cultura negra e o espaço da mulher no hip hop. A provocação do nome remete ao uso dos shortinhos de 1940 e ao pente quente usado para alisar cabelos crespos.

Feira Cultural Preta é a maior feira de cultura negra da América Latina e que, em 2016, completa 15 anos de realização. Um conjunto de iniciativas colaborativas e coletivas que reforçam a identidade afro-brasileira e estimulam o empreendedorismo étnico na economia nacional.

Programação – Sala Adoniran Barbosa, CCSP

Mestre de cerimônia: Isis Carolina Vergílio
14h às 19h – Afroempreendedoras no mezanino

14h – Intervenção Poética
Convidadas: Mel Duarte, Raquel García, Miriam Alves, Jenyffer Nascimento e Jô Freitas

14h30 – Movimento Orgulho Crespo Brasil
Convidadas: Nanda Cury (SP), Neomisia Silvestre (SP), Luciellen Assis (BA), Dandara Marques (MG), Ivana Santos (SP), Letícia Vieira (DF), Débora Santos (RS), Suellen Rodrigues (RS) e Renata Terra (RJ)

15h – Mesa 1 – Afroconsumo
Convidada: Adriana Barbosa (Feira Cultural Preta)

15h30 – Mesa 2 – Estética Negra
Mediação: Diane Lima
Convidadas: Renata Prado, Ane Sarinara, Maria do Carmo Paulino, Gabriela Vallim e Diogo Oliveira

16h30 – Intervenção artística

17h30 – Encerramento: Show Tássia Reis

Programação paralela
 
Esquenta #OrgulhoCrespo com as manas da Don’t Touch My Hair – A Festa
After BATEKOO SP edição #OrgulhoCrespo
 
Serviço
 
Domingo, 07 de agosto
Concentração no vão do MASP a partir das 10h
Trajeto: Av. Paulista até Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000)
Capacidade Sala Adoniran Barbosa: 622 pessoas (acomoda deficientes físicos)
Classificação: Livre
Entrada Gratuita
Vídeo Jornalistas Livres sobre a 1ª Marcha: http://migre.me/s8kho
Facebook: Marcha do Orgulho Crespo Brasil
Instagram: @orgulhocrespobr
Twitter: @orgulhocrespo
Alma Preta

A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étino-racial no Brasil.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 150

EP 149

Cotidiano