PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mostra de cinemas oferece atividades para impulsionar profissionais negros

Entre as ações com inscrições abertas estão masterclasses sobre crítica, fotografia e documentário; confira

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

mostra

mostra

23 de fevereiro de 2021

A Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) chega a quarta edição entre março e abril e está com inscrições abertas já em fevereiro para atividades de impulsionamento de profissionais negros do audiovisual, como formação e capacitação nas linguagens e etapas da indústria cinematográfica com três masterclasses sobre crítica, fotografia e documentário, e oficinas voltadas para jovens das periferias.

Segundo os organizadores da mostra, a grande novidade desta edição é a “Visão Preta Lab”, uma proposta de imersão formativa nas dinâmicas audiovisuais para jovens negros que desejam iniciar sua carreira profissional na área. No intuito de proporcionar uma experiência de primeiro contato com o universo que envolve a cadeia produtiva do audiovisual, o laboratório vai contemplar aulas sobre elaboração de projeto, direção, produção, roteiro e preparação de pitching.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Também voltado para o público jovem, a mostra conta com a segunda edição do concurso cultural de curtas de 1 minuto – WAWA ABA. O impulso surgiu para fortalecer a renovação de gerações no audiovisual negro e valorizar a produção no território, visto que com a pandemia as mostras nos bairros ficaram inviabilizadas por mais um ano. O concurso premiará as 12 obras mais votadas nas plataformas digitais, com valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

“Atravessando o racismo, machismo e regionalismo que ainda estruturam a cadeia do cinema nacional e internacional, seis realizadoras negras seguem resistindo e protagonizando a cena do cinema negro, da Bahia para o mundo. Daiane Rosário, Kinda Rodrigues, Taís Amordivino, Naymare Azevedo, Júlia Moraes e Loiá Fernandes estão para provar que mulheres pretas no cinema existem, e elas têm nome e sobrenome”, diz a organização da mostra.

A 4ª edição da mostra foi contemplada com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Serviço:

IV Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba

Quando: 31 de março a 9 de abril

Onde: YouTube e Videocamp

Mais informações em www.mimb.com.br.

Cronograma de inscrições:

Até 3 de março – Impulso cultural

A partir de 22 de fevereiro – Visão Preta Lab

A partir de 23 de fevereiro – Masterclasses

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano