Pesquisar
Close this search box.

Ocupação Preta acontece neste final de semana em Minas Gerais

27 de abril de 2016

Texto: Pedro Borges / Edição de Imagem: Pedro Borges

A primeira edição da Ocupação Preta aconteceu no dia 27 de Fevereiro, também em Itajubá-MG

Entre os dias 30 de Abril e 1 de Maio, em Itajubá-MG, acontece a segunda edição da Ocupação Preta. O evento, organizado por Gabriel Hilair, estudante e colunista da Revista Fórum, tem o objetivo de reunir pretas e pretos de diferentes estados do Brasil para fortalecer os laços entre a comunidade negra e pensar em uma atuação conjunta contra o racismo.

Para Gabriel, “a segunda Ocupação Preta, tal qual a primeira, objetiva pensar numa irmandade entre pessoas negras, pensar numa fraternidade que deve ultrapassar qualquer diferença entre nós, pois a ancestralidade que nos constitui e nos move e a experiência com o racismo deve nos fazer, acima de tudo, olhar para cada preto como um irmão”.
ocupacao_preta_avatar_op3

A Ocupação Preta começa no dia 30 e se estende até 1 de Maio. Entre as atividades propostas, estão apresentações de Rap, Funk, MPB, exibição de vídeos e rodas de conversa sobre jornalismo independente, empoderamento e o enegrecer dos espaços.

Gabriel Hilair destaca a importância de promover debates e eventos como este para além dos principais centros urbanos. “O singular da Ocupação Preta é ir para além dos grandes “centros” que são as capitais. Através desse evento, poderemos ver que o empoderamento negro e a ocupação dos espaços deve ir além das grandes cidades”.

O principal mote da atividade será a discussão acerca do empoderamento individual e coletivo da população negra. Gabriel explica que o conceito se refere ao processo em que o sujeito e o grupo passam de consciência do poder que possuem. “Empoderar-se é reconhecer-se enquanto sujeito social, político, autor da sua própria história e capaz de lutar por direitos que não são só seus, mas também de um grupo. Empoderamento é singular e é plural. Singular no sentido de que é um processo individual e pode ocorrer pelas mais diferentes motivações e plural porque por meio do empoderamento aprendemos que a luta é coletiva, em prol das irmãs e dos irmãos”.

O evento contará com a cobertura do Alma Preta.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano