Plataforma Intié, desenvolvida pelo Coletivo Di Jejê, apresenta nova perspectiva de formação para professores, estudantes e interessados na temática indígena
Texto / Pedro Borges
Imagem /
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O Coletivo Di Jejê apresenta ao público a plataforma e-learning Intié, com conteúdos e cursos voltados para a formação de estudantes, professores e interessados sobre o conhecimento e a cultura indígenas.
A Intié, palavra do tronco linguístico tupi guarani, significa feminino / mulher, é uma ação de fomento a praticas educativas pos coloniais e busca incidir na lei federal 11.645 garantindo a efetivação do ensino da historia e cultura afro-brasileira e indigena. Além disso, conta com seis cursos. São 30 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de abril.
O certificado dos cursos tem extensão de 90h e são válidos para concursos públicos, processos seletivos e evolução funcional de professores e professoras. O conteúdo, que estará disponsível a partir do dia 10 de maio, pode ser acessado a qualquer momento pelo celular, tablet ou notebook.
O projeto visa apresentar diferentes perspectivas de saber que rompam com a hegemonia eurocêntrica, presente na educação nacional. De acordo com o Coletivo Di Jejê, esse é um “desafio permanente, principalmente na perspectiva pós colonial”.
Conheça os cursos:
Kirü: O objetivo deste curso é dar voz às histórias e culturas dos povos indígenas brasileiros. Distanciando da ideia de uma única história para esses povos.
Kitangu: Objetivo: Trabalhar com lendas indígenas
Kawò: Objetivo: Entender, discutir e refletir sobre Patrimônio Cultural dos Povos Indígenas, as heranças, tradições e ensinamentos das culturas Indígenas no Brasil.
Kunugu: Objetivo: Conhecer a literatura e línguas indígenas brasileiras.
Sadna: Objetivo deste curso é relacionar Educação e Cultura Indígena.
Povos indígenas no Brasil – perspectivas atuais: Objetivo deste curso é localizar os índigenas no mundo atual. As novas lutas que se dera com o passar do tempo como espaço, patrimônio e turismo cultural
Serviço:
A pré venda está disponível na loja do Coletivo Di Jeje. O custo da formação é de R$ 150,00, que podem ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito, ou à vista no boleto bancário. O aluno paga uma única vez e tem acesso por 6 meses ao conteúdo dos cursos.
Para adquirir o curso ou saber mais, acesse aqui.