Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Projeto Você Repórter da Periferia abre 40 vagas para formação de jovens em SP

16 de maio de 2018

Voltado para jovens de 16 a 25 anos, o curso chega a sua 5ª edição com o propósito de compartilhar técnicas e conhecimento sobre o fazer jornalístico nas periferias. As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 22 de maio 

Texto / Divulgação
Imagem / Divulgação

A 5ª edição do Você Repórter da Periferia está com inscrições abertas até o dia 22 de maio, terça-feira. O programa de formação oferece 40 vagas para jovens entre 16 e 25 anos, de todas as regiões periféricas da cidade de São Paulo, que sejam estudantes do ensino médio e/ou universitários que estejam cursando o 1º ano do ensino superior.

As inscrições podem ser feitas por meio do site de notícias do coletivo de comunicação formado por jovens comunicadores das periferias de São Paulo Desenrola E Não Me Enrola, ou por meio de um formulário online.

O curso é focado em desenvolver as seguintes habilidades nos participantes: redação jornalística, fotografia, vídeo reportagem, técnicas de entrevista, técnicas de filmagem, técnicas de captação de áudio e produção de conteúdo móvel.

“Durante as oficinas teóricas e práticas do curso, buscamos aproximar os jovens de discussões sobre direito à cidade, questões de raça, classe e gênero, como uma forma de estimular o senso crítico deles sobre mídia, mercado de trabalho e mundo acadêmico. Tudo isso, sem deixar de lado a principal proposta do curso: descobrir e vivenciar as potências econômicas, culturais e sociais da periferia”, conta Júlia Cruz, coordenadora executiva do Você Repórter da Periferia.

A formação vai durar seis meses e tem início previsto para o dia 2 de junho. A primeira fase da formação compreende as oficinas teóricas, que tem duração de três meses e acontecem somente aos sábados, das 11h às 14h30, no Centro de Mídia e Comunicação Popular M’Boi Mirim, localizado no Jardim ngela. Já a segunda fase do projeto, ocorre eventualmente aos domingos, pois é nesse período que acontecem as oficinas práticas, focadas na produção de reportagens em diversas periferias da cidade.

“Além das formações e rodas de conversa, os jovens terão acesso a um estúdio multimídia, que poderá ser utilizado durante o curso. Do ponto de vista técnico, os participantes ganham ainda mais possibilidades de aprendizado e experiência com acesso a esses equipamentos”, ressalta Flávia Lopes, integrante do coletivo e gestora do Centro de Mídia.

“O curso me possibilitou vivências com projetos e lugares que jamais imaginei que existiam na periferia de São Paulo. Na prática, isso foi extremamente rico, pois eu me tornei mais atento à realidade social e cultural dos territórios”, revela o morador de Taboão da Serra João Victor Santos, ex-aluno do projeto na edição de 2017 e estudante do ensino médio.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano