Atividade acontece nesta quarta-feira (20), às 19h30, no Auditório Freitas Nobre da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP)
Texto / Simone Freire
Imagem / Reprodução
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Com o intuito de discutir as consequências do pacote anticrime do ministro da Justiça Sérgio Moro para a população negra brasileira, a Rede Quilombação realiza um debate nesta quarta-feira (20), às 19h30, no Auditório Freitas Nobre da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP).
A atividade contará com a presença de Jaqueline Sinhoreto, da Universidade Federal de São Carlos, de Cláudia Adão, pesquisadora da FAU e IEA-USP, e Fábio Nogueira, da Universidade Estadual da Bahia.
O pacote do atual ministro vem sendo criticado pela comunidade negra. Entre os pontos do projeto mais criticados trata-se da proposta de prisão em segunda instância, que aumentará o número de presos no país, e o menor rigor na punição e apuração de casos de homicídio cometidos por agentes de segurança do Estado. Outro ponto que causa preocupação ao movimento negro brasileiro é a proposta de flexibilização do porte de armas.
Tais preocupações impulsionaram diversas organizações e personalidades, em fevereiro, a protocolarem uma carta de denúncia na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA), sobre o pacote apresentado ao Congresso Nacional pelo ministro.
O documento, que já está em análise, pede um posicionamento do órgão sobre as medidas e que disponibilizem um observador internacional para acompanhar o caso no Brasil.