Organizado pelo Centro de Documentação e Memória (CEDEM), o objetivo é exaltar a trajetória de ambas as organizações; roda de conversa ocorre nesta quarta-feira (1º), no auditório da organização
Texto / Anna Laura Moura
Foto / Divulgação / MNU
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Há algumas semanas, o Movimento Negro Unificado (MNU) comemorou 40 anos de existência. Juntamente com esse marco, o Geledés – Instituto da Mulher Negra completou 30 anos de atividade. Em comemoração a essas datas, o CEDEM (Centro de Documentação e Memória da UNESP) organiza debate sobre tais movimentos e sua trajetória.
Intitulada “40 anos do Movimento Negro Unificado e 30 do Geledés contra o racismo”, a roda de conversa acontece nesta quarta-feira (1º), às 18h30, no auditório da CEDEM, em São Paulo.
Estarão presentes na mesa como palestrantes Suelaine Carneiro, coordenadora do Instituto Geledés e professora; Neura Maria Pereira, jornalista e fundadora do MNU; e José Adão de Oliveira, também um dos fundadores do MNU. A roda acontecerá sob a mediação de Juarez Tadeu de Paula Xavier, professor da Unesp.
Em nota, a CEDEM explica que o objetivo é exaltar a história de ambas as organizações. “Neste debate, membros do MNU e do Geledés abordarão as trajetórias de lutas, conquistas e desafios constantes para as questões de gênero e raça na sociedade brasileira. São décadas de ação das duas entidades pelo reconhecimento do negro em sua plenitude”, afirma a organização do evento.
Onde será?
A roda de conversa “40 anos do Movimento Negro Unificado e 30 do Geledés contra o racismo” acontecerá nesta quarta-feira (1º), às 18h30, no CEDEM (praça da Sé, 108, Centro, São Paulo).