Com o intuito de resgatar o legado dos Lanceiros Negros, a professora e escritora Ângela Xavier apresenta o livro infantil “A Lanceirinha”, que retrata a importância dos commbatentes negros de uma forma lúdica para contribuir com a formação antirracista das crianças.
Na Revolução Farroupilha, os Lanceiros Negros, homens negros escravizados que lutaram ao lado das tropas gaúchas, foram traídos e massacrados no episódio conhecido como o Massacre de Porongos. Neste ano, esses guerreiros foram oficialmente reconhecidos e incluídos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Com ilustrações em aquarela feitas pelo artista gráfico Alisson Affonso, a obra da Editora Libretos resgata o orgulho de um povo em uma fábula que comprova, por meio do relacionamento afetuoso da menina Aisha com o seu avô, que é possível acreditar na luta por um futuro mais justo e inclusivo.
Além de combater o etarismo ao valorizar a voz dos mais velhos e a ancestralidade, o livro pretende fazer com que as crianças negras se sintam representadas por pessoas que marcaram a história do povo gaúcho.
Para mais informações, acesse o site da Editora Libretos.