PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘O Quilombo Colorido’ traz história afro-brasileira para literatura infantil

Livro explora a infância dentro dos quilombos e resgata tradições e valores cultivados através de diversas gerações
Capa do livro "O Quilombo Colorido",

Capa do livro "O Quilombo Colorido".

— Divulgação

8 de dezembro de 2024

O Brasil possuí a maior população quilombola do mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem mais de 1,3 milhão de quilombolas, distribuídos em cerca de 6 mil comunidades identificadas. Quem faz parte deste grupo é a escritora e ativista social Valneide Nascimento, que lança seu primeiro livro “O Quilombo Colorido”.

A obra traz a história afro-brasileira para dentro da literatura infantil, e resgata as tradições e valores cultivados nestes espaços. Com uma narrativa que oferece um olhar único sobre a infância nos quilombos, ela destaca o papel dessas comunidades na preservação cultural e na formação de identidades afro-brasileiras.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Venho de uma comunidade onde histórias eram passadas de geração em geração, sempre com amor e a sabedoria. O livro é uma homenagem a essa herança e um convite para que todos possam conhecer e se inspirar na força dessas tradições”, explica a autora, natural do Quilombo Sapê do Norte, no Espírito Santo.

Publicado pela Editora Eiros, “O Quilombo Colorido” tem a intenção de contribuir para o fortalecimento da luta contra o racismo, principalmente para potencializar a implementação da lei de ensino da cultura afro-brasileira nas escolas, especialmente na educação infantil.

As vendas do livro começam no dia 10 de dezembro no site da editora.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano