Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

1 mil organizações sociais se reúnem no Fórum Social Mundial, em Nepal

Representantes de cerca de 100 países estarão presentes na edição de 2024
Monges budistas em cerimônia religiosa em Katmandu, no Nepal

Foto: Foto: Prakash Mathema / AFP

15 de fevereiro de 2024

Começa nesta quinta-feira (15) a edição de 2024 do Fórum Social Mundial (FMS), em Katmandu, no Nepal. O Fórum é o mais importante pólo de articulação e encontro de movimentos sociais do planeta, e sua última edição ocorreu na cidade de Salvador (BA), em 2018. Ao todo, 1 mil organizações sociais se reunirão na cidade.

A reunião acontece até o domingo (18) e reunirá a Assembleia Social Mundial de Lutas e Resistências do Fórum para aprovação de uma carta de fundação focada na promoção da justiça social e da paz. Representantes de movimentos sociais de cerca de 100 países estarão presentes na ocasião.

O cofundador do FMS e membro do Conselho Internacional, Carlos Tibúrcio, comentou em entrevista à Agência Brasil que o mundo de hoje não é o mesmo, em comparação à época que o Fórum foi lançado.

Segundo ele, entre as pautas desta edição se destacam o debate sobre a guerra na Palestina, o genocídio em Gaza e a questão climática.

“Há uma sobreposição de crises, que inclui o agravamento da emergência climática, que ameaça a vida na Terra, a continuidade da crise econômica e social do capitalismo, e a ampliação e piora dos conflitos armados, que podem escalar para uma 3ª guerra mundial”, comenta Carlos. 

Criado em 2001, o FMS surgiu em Porto Alegre (RS), na intenção de contrapor o Fórum Econômico de Davos (Suíça), reunião anual que reúne governantes e empresários do mundo dos países mais desenvolvidos. Com o slogan “Um novo mundo é possível”, o Fórum se concentra em pautas relevantes para o avanço social do planeta.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano