Supremo Tribunal Federal decidiu em abril que as cotas deveriam ser aplicadas também no Exército, na Marinha e na Aeronáutica
Texto / Thalyta Martins
Imagem /
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) adotará cotas para negras e negros a partir do Vestibular 2019. Serão 22 das 110 vagas oferecidas pela instituição reservadas à pessoas negras aprovadas nas três fases do teste.
A reserva foi adotada após o STF (Supremo Tribunal Federal) ter reconhecido, em abril, a obrigatoriedade da aplicação da Lei de Cotas também nos concursos das Forças Armadas.
As inscrições para o vestibular deste ano começam em 1 de agosto e vão até o dia 15 de setembro. As provas serão aplicadas nos dias 23 de novembro, 10 e 11 de dezembro deste ano. A lista de aprovados sai no dia 21 de dezembro.
A instituição
O ITA, instituição pública de ensino superior, foi criado em janeiro de 1954 pela Aeronáutica na cidade de São José dos Campos. Atualmente possui cursos de graduação e pós graduação na área de engenharia. É considerada uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil e, por isso, é bastante concorrida. No vestibular do ano passado, 11.135 estudantes concorreram à 110 vagas.
Quem consegue entrar, tem garantidos quatro refeições diárias gratuitas e moradia por R$ 70,00 por mês.