Pesquisar
Close this search box.

Aeroporto no Brasil pode ser batizado com nome de professor negro

pofessor

14 de junho de 2019

Educador por quatro décadas, José Gonçalves dos Santos poderá nomear o aeroporto do Guarujá, região em que se dedicou ao sistema aeronáutico

 Texto / Lucas Veloso I Imagem / Acervo Pessoal I Edição / Pedro Borges

Filhos, amigos e moradores do litoral paulista promovem uma campanha para que o futuro Aeroporto Metropolitano de Guarujá tenha o nome do educador José Gonçalves dos Santos, falecido há dois anos.

“O nome de um negro e educador em um aeroporto é sinal de representatividade. Hoje em dia, essas questões são muito desvalorizadas”, defende Luiz André Araújo dos Santos, técnico em manutenção de aeronaves e filho de Santos. “Queremos impedir que esta nomeação seja para homenagear velhos políticos que nada ou pouco fizeram pela cidade”, continua.

Gonçalves é o pioneiro no ensino técnico aeronáutico no país. Por sua colaboração, o professor pode se tornar o primeiro negro a ter seu nome em um aeroporto brasileiro, de acordo com a comissão que busca a nomeação. O militar formou milhares de técnicos em manutenção de aeronaves durante suas quatro décadas na sala de aula.

O grupo à frente do processo já obteve indicação favorável pela Câmara dos Vereadores, pela ANAC (Agência de Aviação Civil) e pela OAB/SP-Guarujá (Comissão de Direito Aeronáutico).

Os órgãos, verificaram se o nome atende aos requisitos previstos por Lei 1909 de 21 de Julho de 1953, onde se lê: “Sempre mediante lei especial para cada caso poderá um aeroporto ou um aeródromo ter a designação de um nome de brasileiro que tenha prestado relevante serviço à causa da Aviação, ou de um fato histórico nacional.“

Está pendente um parecer favorável do prefeito do Guarujá, Valter Suman (PSB), que ainda não se pronunciou sobre o caso, mesmo depois da indicação da Câmara dos Vereadores. 

“Meu pai tinha uma relação muito presente e amorosa com toda família; esposa e seus filhos. Tínhamos ele como um herói. Sempre foi pautado pela ética e educação, uma pessoa muito humilde. Embora militar, em casa sempre foi muito brincalhão”, relembra o filho.

A expectativa é de que o aeroporto do Guarujá comece a funcionar até maio de 2020. Em abril deste ano, o ministro da Infraestrutura,Tarcísio Gomes de Freitas assinou a concessão, esperada há mais de duas décadas pelos munícipes.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano