PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Agronegócio foi responsável por 97% do desmatamento no país nos últimos 6 anos, aponta MapBiomas

O levantamento do MapBiomas indica que, além do agronegócio, empreendimentos de energia renovável e expansão urbana também impulsionaram o desmatamento
Vista aérea de área desmatada na Amazônia Legal.

Vista aérea de área desmatada na Amazônia Legal.

— EVARISTO SA / AFP

15 de maio de 2025

Entre 2019 e 2025, mais de 97% de toda a perda de vegetação nativa no Brasil ocorreu em decorrência da pressão do setor agronegócio. As informações são do último levantamento do MapBiomas, divulgado nesta quinta-feira (15).

Segundo a iniciativa, o ano de 2024 apresentou uma redução no desmatamento em cinco dos seis biomas brasileiros. A Mata Atlântica foi a única exceção, mantendo o índice estável em relação a 2023. A redução na área de mata nativa foi de 32,4%.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O estudo aponta que, apesar da redução no desflorestamento, a maior parte da degradação nos últimos seis anos ocorreu em consequência do agronegócio. No entanto, outros fatores podem contribuir para a degradação, a depender do bioma em questão.

De acordo com o MapBiomas, 99% de toda a área desmatada pelo garimpo estava concentrada na Amazônia. Na Caatinga, 93% dos casos estão relacionados a empreendimentos de energia renovável. No Cerrado, 45% dos registros de área desmatada têm relação com a expansão urbana.

Em relação às Terras Indígenas (TI), a pesquisa indica que houve uma redução de 24% no desmatamento em áreas de vegetação nativa. No último ano, 33% dos territórios tiveram ao menos uma ocorrência registrada. Somados, os registros representam uma perda de 15.938 hectares.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano