PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Alison dos Santos é campeão em estreia de campeonato de atletismo na Jamaica

O atleta brasileiro venceu duas provas nos 400m na estreia da temporada 2025 de atletismo na Jamaica
O brasileiro Alison Dos Santos comemora a vitória na corrida dos 400 metros masculinos durante o Grand Slam Track no Estádio Nacional, em Kingston, Jamaica, em 6 de abril de 2025

O brasileiro Alison Dos Santos comemora a vitória na corrida dos 400 metros masculinos durante o Grand Slam Track no Estádio Nacional, em Kingston, Jamaica, em 6 de abril de 2025

— Ricardo Makyn/AFP

7 de abril de 2025

O atleta brasileiro Alison dos Santos venceu neste domingo (6) a prova dos 400m rasos durante o Grand Slam Track, em Kingston, na Jamaica. O brasileiro seguiu na terceira posição, até celebrar na final e cruzar a linha de chegada em 45s52 em primeiro lugar, no Estádio Nacional da capital jamaicana.

Depois de seis meses longe das pistas, o atleta também conhecido como Piu, retornou à temporada de 2025 com duas vitórias. O brasileiro brilhou na competição organizada por Michael Johnson, quatro vezes campeão olímpico nos 200m e 400m.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Apesar da prova não ser sua especialidade, Alison dominou as pistas  e conquistou a vitória, superando o  estadunidense Chris Robinson, que terminou em segundo lugar com 45s54. O terceiro lugar ficou com Caleb Dean com 45s68.

Na última sexta-feira (4), Santos já havia conquistado os 400 metros com barreira e ganhou o ouro com 47.61s. Além do título, Piu também recebeu uma premiação de 100 mil dólares, o equivalente a cerca de 590 mil reais, pelo desempenho nas pistas.

Com os dois triunfos, o atleta somou 24 pontos e assumiu a liderança de seu grupo de provas, tanto nos 400m com barreiras quanto nos 400 metros rasos. O medalhista olímpico, como resultado da combinação garantiu o título brasileiro e ficou entre os cinco competidores que alcançaram o máximo de 24 pontos.

O brasileiro, no ano passado na etapa da Diamond League na Bélgica, conquistou os 400m com barreiras, com o tempo de 47s93. Ainda no ano passado, o atleta faturou o bronze olímpico na mesma prova. 

As próximas etapas do Grand Slam Track ocorrerão nos Estados Unidos, começando em Miami, de 2 a 4 de maio, seguida pela competição na Filadélfia, de 30 de maio a 1º de junho, e encerrando em Los Angeles, de 27 a 29 de junho. 

Ao todo a competição possui 96 provas, com 24 delas por etapa que serão disputadas entre elas provas de velocidade curta (100 m – 200 m), barreiras curtas (100 m ou 110 m com barreiras), velocidade longa (200 m – 400 m), barreiras longas (400 m com barreiras), meio-fundo (800 m – 1.500 m) e fundo (3.000 m – 5.000 m).

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano