Reconhecida por mapear o genoma da COVID-19 em tempo recorde, a biomédica Jaqueline Goes foi nomeada oficialmente a embaixadora da Ciência no Brasil. Após trâmites contratuais, em seu primeiro compromisso oficial, ela fez parte do lançamento do edital ‘’Meninas e Mulheres na Ciência’’.
O objetivo de Jaqueline é popularizar a Ciência no país, além de influenciar outras mulheres, principalmente negras, a estarem em cargos de protagonismo nessa área de atuação.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Estou certa de que temos muito a fazer pela Popularização da Ciência no Brasil e estou muito feliz em poder contribuir. Inclusive, a contribuição de todos é bem-vinda! Estou aberta a sugestões de ideias e propostas para levarmos mais Ciência aos quatro cantos do Brasil”, disse a biomédica em seu perfil nas redes sociais.
A nova embaixadora, que atua desde 2023 como Diretoria de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES), deu um passo na popularização da Ciência.
A cerimônia contou com a presença da ministra da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a secretária de Política e Programas Estratégicos do MCTI, Márcia Barbosa, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), bem como o presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Ricardo Galvão, e o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do MCTI, Inácio Arruda.