Organizações, coletivos e ativistas que atuam na luta por justiça climática lançam neste sábado (2) a Rede GERA – Governança para o Enfrentamento ao Racismo Ambiental. O evento ocorre no Espaço Cultural do Grupo Bongar da Nação Xambá, em Olinda (PE), a partir das 13h.
A iniciativa visa criar uma aliança para reivindicar direitos e reparação para territórios vulnerabilizados de Recife, em especial nos territórios localizados nos corredores dos principais rios que cortam a região, como o Capibaribe, Tejipió e Beberibe, trabalhando recortes de gênero, raça e localização.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O projeto é liderado pelo Instituto InterCidadania, em parceria com o Gris Solidário, Cores do Amanhã, Caranguejo Tabaiares e Tenda Caboclo Flecheiro D’Ararobá, e conta com apoio da RECRIA e da Potyra Consultoria.
No evento de lançamento, as coordenadoras do projeto, Joice Paixão e Patrícia Xavier, vão apresentar uma análise sobre a vulnerabilidade das comunidades ribeirinhas, enfatizando o impacto das políticas públicas na abordagem do racismo ambiental e das questões relacionadas à crise climática nesses territórios.
O grupo também propõe um modelo de governança territorial ativa para desenvolver soluções e proteger os direitos das populações afetadas. Além disso, uma roda de conversa está prevista para debater o tópico “Racismo Ambiental: panorama global, nacional e local”.
O evento inclui ainda uma ação simbólica em homenagem aos três anos do falecimento do músico e ativista cultural, social e ambiental Guitinho da Xambá e um mutirão de grafite com artistas locais e integrantes do Movimento Cores do Amanhã.