Estreou nesta quinta-feira (14), na Netflix, o documentário “Baila Vini”, que conta a trajetória do atacante Vinicius Junior, um dos principais nomes do futebol brasileiro na atualidade e ídolo do Real Madrid. A produção acompanha a vida do jogador dentro e fora dos gramados, desde a periferia de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, até os campos da Europa e na seleção brasileira.
O documentário explora o início da carreira do jogador no Flamengo, passando pelas dificuldades enfrentadas na chegada ao Real Madrid, em 2018. Além da sua luta contra o racismo e as conquistas como o prêmio de melhor jogador da Champions League e de melhor jogador do mundo do Globe Soccer Awards,ambos em 2024.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A produção também traz momentos de conexão com depoimentos de familiares como a mãe, Fernanda Nascimento, e o pai, Vinicius Paizão, além de amigos de infância que acompanharam o atleta ao longo de sua jornada.
O título “Baila” que significa “dança” em espanhol, faz referência não apenas ao estilo de jogo leve e driblador de Vini Jr., mas também ao slogan que ganhou força nas redes sociais como símbolo da resistência do jogador diante dos ataques racistas que sofre há anos na Espanha.
Com duração de 1h40, o documentário reúne imagens exclusivas captadas pela própria equipe do jogador entre meados de 2023 e o final de 2024, oferecendo uma nova perspectiva sobre sua carreira e trajetória pessoal.
Gravado em sete países, Baila Vini conta com a participação de 58 entrevistados, incluindo nomes como Ronaldo Fenômeno, Karim Benzema e o streamer Casimiro.