A medalhista e campeã olímpica Beatriz Souza assumiu a liderança do ranking internacional da categoria peso-pesado (+78kg) do judô feminino. A conquista foi divulgada pela Federação Internacional de Judô (FIJ), na última terça-feira (4).
Com 5.830 pontos, a judoca brasileira foi beneficiada pela ausência da atleta francesa Romane Dicko no Gram Slam de Paris, disputado no domingo (2), na Bercy Arena.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Com a atualização, o atual top três internacional da modalidade é composto pela brasileira, seguido pela israelense Raz Hershko, com 5.1250 pontos acumulados, e Dicko, com 5.110.
Beatriz Souza atingiu o topo do ranking mundial mesmo sem competir desde os Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde foi a única representante do time Brasil a conquistar o ouro no judô individual. A judoca também teve uma atuação crucial na conquista do bronze por equipes.
O histórico da brasileira na classificação da FIJ conta com pontuações adquiridas em 11 eventos diferentes, sendo cinco referentes a competições de 2024 e seis em 2023.
A campeã olímpica concorre ao prêmio de Melhor Judoca Mulher do Ano da Federação como a única representante brasileira entre as sete esportistas que disputam a categoria, indicada em dezembro de 2024.