Nos dias 30 de abril e 1º de maio, a cidade de São Paulo recebe um evento paralelo do G20 para discutir um dos focos do grupo de trabalho de economia digital presidido pelo Brasil: “Integridade da Informação e Confiança no Ambiente Digital”.
Com o intuito de abordar os impactos sociais e políticos do avanço das tecnologias digitais, a ação deve combinar reuniões de alto nível e um evento aberto ao público, no qual a reportagem da Alma Preta estará presente.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A iniciativa visa enfatizar as discussões multilaterais globais que estão sendo feitas no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), da Unesco e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre a promoção da integridade da informação.
Entre os nomes designados ou sugeridos pelos países do G20 para participar dos painéis, estão o Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República Paulo Pimenta, o Ministro de Estado dos Direitos Humanos Silvio Almeida, a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guadajajara e o Deputado Federal por São Paulo, Orlando Silva.
Também estarão presentes a Subsecretária-Geral de Comunicações Globais (ONU), Melissa Fleming, o Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação (UNESCO), Tawfik Jelassi, e o Secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, Laudemar Aguiar.
Realizado pela Secretaria de Comunicação Social em parceria com o Governo Federal, o evento ocorre em sintonia com o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa da Unesco, cuja Conferência Global acontecerá em Santiago, no Chile, de 2 a 4 de maio, e que também reunirá líderes globais para discutir o tema da integridade da informação relacionado com as alterações climáticas.