PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

‘Caminhos do Sol’: ilustradora Aline Bispo lança coleção celebrando o verão brasileiro

A ilustradora visual e multiartista Aline Bispo concede entrevista à Alma Preta, São Paulo, 17 de outubro de 2024

Foto: Sandro Portaluri/Divulgação

2 de novembro de 2024

No dia 17 de outubro, foi lançada a coleção “Caminhos do Sol”, assinada pela ilustradora visual e multiartista Aline Bispo. Reconhecida por suas produções que exploram a pluralidade e a complexidade das experiências brasileiras, a artista aborda em seus trabalhos temas como gênero, religião, etnia e miscigenação.

A coleção, em parceria com a Tok & Stok, traz mais de 20 peças, incluindo louças, quadros e acessórios para diversos ambientes da casa. Com foco no verão brasileiro, os itens destacam elementos da cultura do interior do Brasil, como plantas, flores e cores vibrantes. As peças estão disponíveis em todas as lojas da rede.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“A linha ‘Caminhos do Sol’ é uma combinação de elementos típicos e tradicionais brasileiros, além de um resgate afetivo”, afirma Bispo em entrevista à Alma Preta. “Desenvolver esta colab foi muito especial, pois conheço a Tok & Stok há muitos anos e sei o quanto seus produtos e coleções são únicos. Ver meu trabalho aplicado em peças tão diversas aumenta minha paixão por criar.”

A ilustradora visual e multiartista Aline Bispo, São Paulo, 17 de outubro de 2024
A ilustradora visual e multiartista Aline Bispo, São Paulo, 17 de outubro de 2024 (Foto: Sandro Portaluri/Divulgação)

À Alma Preta, Bispo falou sobre suas inspirações para a coleção: “O sol e o verão foram elementos fundamentais para este novo projeto, e a ideia era pensar além das regiões litorâneas, destacando o interior das cidades com outros elementos não convencionais”, explica. “As viagens que fiz ao longo da vida e as lembranças que remetem à minha família também foram grandes fontes de inspiração.”

A coleção valoriza técnicas como bordado, pintura aplicada diretamente ao tecido e estamparia com frutos, resgatando e renovando a produção artística. As peças da coleção são um convite a uma viagem sensorial, em que as cores vibrantes pintam paisagens e criam uma conexão entre campo e mar.

Aline Bispo explica que sua identidade mestiça impacta diretamente sua produção artística: “Esse lugar do Brasil miscigenado me interessa, a partir de uma ótica de uma pessoa que se vê mestiça. Então, esse olhar para o meu corpo, em um primeiro momento, para poder me entender no mundo, é um lugar quase de alma que permanece. Todo o caminho que eu trilho de produção sempre me faz olhar para este lugar, olhar e pensar sobre esse primeiro processo desse lugar no mundo, desse corpo ocupando esse espaço.”

“Todos os anos, temos como imprescindível essa valorização e celebração da vida solar e tropical brasileira, sempre com o objetivo de transmitir a essência da Tok & Stok: a valorização do design brasileiro, materiais de alta qualidade e peças que trazem personalidade a diversos ambientes da sua casa”, afirma Ademir Bueno, Head de Design e Tendências da Tok & Stok.

Peças da coleção "Caminhos do Sol", da ilustradora visual e multiartista Aline Bispo, São Paulo, 17 de outubro de 2024
Peças da coleção “Caminhos do Sol”, da ilustradora visual e multiartista Aline Bispo, São Paulo, 17 de outubro de 2024 (Foto: Sandro Portaluri/Divulgação)

Nascida em São Paulo, Aline Bispo dos Santos é artista visual e curadora, com obras enraizadas na diversidade cultural brasileira. Seu trabalho inclui ilustrações, pinturas, gravuras e produções audiovisuais, refletindo sua perspectiva sobre a miscigenação e questões sociais. Suas obras estão em importantes coleções, como as do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). 

O lançamento da coleção “Caminhos do Sol” celebra o design e a arte e também reforça a importância da diversidade cultural no Brasil e a conexão com as raízes e vivências brasileiras.

  • Estudante de Jornalismo na USJT e moradora da periferia da zona sul de São Paulo, atua na comunicação inclusiva e acessível, com foco no jornalismo periférico. Comprometida com a valorização da cultura indígena e com a ampliação do espaço das mulheres na sociedade, também é apaixonada por música e cinema nacional.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano