A cartilha “Trabalho Social com Famílias Negras, Povos Originários e Comunidades Tradicionais no Ceará” será lançada nesta sexta-feira (21), às 17h30, no auditório do Conselho Regional de Serviço Social do Ceará (CRESS 3ª Região).
Destinada a assistentes sociais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a publicação busca orientar metodologias para o atendimento dessas populações, promovendo um serviço mais alinhado às suas realidades.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O evento contará com a participação de Zelma Madeira, professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e secretária da Igualdade Racial do Ceará, e Leiriane Araújo, assistente social da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú e professora do curso de Serviço Social do Centro Universitário Fametro.
Conteúdo e origem da cartilha
A cartilha foi desenvolvida a partir das oficinas do projeto “Trabalho Social com Famílias Negras e Relações Étnico-Raciais”, promovido pela Secretaria de Proteção Social do Ceará (SPS).
Para Cobra Preta dos Santos Galvão, assistente social do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Litoral de Aracati e uma das autoras do material, o documento é essencial para suprir lacunas no atendimento a essas populações.
“As políticas públicas não contemplam integralmente as necessidades e particularidades das populações racializadas e etnicamente diferenciadas, marcadas pelo racismo”, afirmou.
A cartilha também conta com a autoria de Duane Brasil e Wanessa Brandão, ambas assistentes sociais.
Serviço
Lançamento da Cartilha Trabalho Social com Famílias Negras, Povos Originários e Comunidades Tradicionais no Ceará
Quando: 21 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: às 17h30
Onde: CRESS Ceará (sujeito à lotação do auditório) – Rua Waldery Uchoa, 90, Benfica – Fortaleza (CE)