PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ceará: governo articula adesão de 184 municípios a sistema nacional de combate à fome

Criado em 2006, o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) busca integrar ações nos três níveis de governo

Texto: Giovanne Ramos | Imagem: Divulgação / Ascom SPS

Imagem mostra uma criança olhando de cima para baixo enquanto come uma fruta. Ao fundo, um prato azul com diferentes frutas.

Imagem mostra uma criança olhando de cima para baixo enquanto come uma fruta. Ao fundo, um prato azul com diferentes frutas.

28 de agosto de 2023

A Secretaria da Proteção Social (SPS) do Ceará articula a adesão dos 184 municípios do estado ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), programa do governo federal que visa o combate à fome no Brasil. A estratégia gira em torno da assistência social, acesso à renda e ao trabalho, produção e consumo de alimentos saudáveis, e da mobilização e participação social em todos os estados e municípios da federação.

“Nós sempre caminhamos nessa direção de fortalecer as políticas de combate à fome em nosso Estado. Este é um momento de articulação e conscientização para que todos os municípios cearenses possam aderir e entender a importância do Sisan nesta missão para acabar com a fome no nosso Estado”, declarou, em nota da assessoria de imprensa da SPS, o secretário-executivo da Infância, Família e Combate à Fome, Caio Cavalcanti.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Regina Praciano, coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SPS, ressalta que o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional foi criado a partir da experiência do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com a diferença de que o Sisan é intersetorial, porque se articula com diversas políticas.

O município de Tamboril, na região oeste do Ceará, foi o primeiro a aderir ao Sisan. Hoje, a cidade possui duas cozinhas comunitárias que funcionam de segunda a sexta, atendendo pessoas e famílias em vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

Segundo a secretária do Trabalho e Assistência Social de Tamboril, a adesão ao sistema foi importante para a progressão das políticas de segurança alimentar. “Com este compromisso, conseguimos contribuir efetivamente para que muitas famílias tenham uma condição melhor de vida e de acesso à alimentação adequada, cidadania, dignidade, saúde e qualidade de vida, resultando em índices cada vez mais positivos em nosso município”.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano