Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Comunidade convoca voluntários para replantio de área atingida por incêndio

29 de agosto de 2018

Área plantada com árvores frutíferas reduziu de 40% para 3% por conta das chamas no dia 26 de junho. Doações de mudas de diversas espécies estão sendo aceitas até o dia 31 de agosto

Texto / Divulgação
Imagem / Jongo Dito Ribeiro

A Casa de Cultura Fazenda Roseira, localizada no Residencial Parque da Fazenda, em Campinas, interior de SP, foi atingida por um incêndio em 26 de junho deste ano. O fogo atingiu boa parte da plantação da unidade, que foi iniciada há sete anos e concentrava árvores frutíferas e legumes.

“A parte mais atingida foi a nossa agricultura quilombola, onde estávamos com um processo de sete anos de cultivo, de cuidado, de execução de projetos e demandas para aquela área. Cientificamente falando, a gente estava fazendo um processo de agrofloresta. Tínhamos uma diversidade vegetal grandiosa”, disse a coordenadora geral da Casa de Cultura, Bianca Lúcia Martins Lopes, na semana do ocorrido.

Agora a comunidade está fazendo uma campanha para recolher doações de mudas e sementes de diversas espécies 31 de agosto. As doações podem ser levadas à Casa de Cultura Fazenda Roseira.

Acontecerá, em 1º e 2 de setembro, um mutirão para replantio nas áreas que foram destruídas. No sábado, as atividades têm início a partir das 8h; e no domingo, a partir das 9h. Para participar é necessário fazer inscrição prévia pelo link. A Comunidade ofertará refeição a todas e todos os voluntários que participarem.

A Casa de Cultura

A Casa de Cultura Fazenda Roseira está instalada em Campinas foi ocupada pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro em 2007 e é um espaço de preservação do patrimônio, da memória e da cultura afro-brasileira, e abriga movimentos sociais e religiosos de matriz africana. Além disso, promove diversas atividades culturais e educativas no município, entre as quais podem ser citados o Encontro Juventude de Terreiro da região Metropolitana de Campinas e o Arraial Jongo Dito Ribeiro.

O que doar?

100 mudas de Primavera – em caráter de urgência, pois serão usadas para o cercamento da área.

A comunidade requisita também as doações de 100 mudas de, respectivamente, alface, rúcula, chicória, couve, agrião e cebolinha. Além disso, são solicitadas também doações de 50 mudas relativas a cada espécie a seguir: salsinha, salsão, coentro e mostarda.

Outros pedidos para doações, cuja necessidade abrange a 50 mudas de cada espécie, dizem respeito a alecrim, orégano, arruda, manjerona, manjericão, alfazema, hortelã, colônia, poejo, cidreira. erva-doce, cana-do-brejo e quebra-pedra.

Outras demandas, também para replantio, abrangem doações de 50 mudas de tomate e de chuchu; 100 bulbos de inhame e de cará, 100 mudas de banana e 100 manivas de mandioca; 30 mudas de abacaxis, limões, laranjas, jabuticabas e 30 acerolas; além de 10 gansos para a preservação da área.

Onde doar?

Doações poderão ser encaminhadas para Casa de Cultura Fazenda Roseira (rua Domingos Haddad, s/nº – Residencial Parque da Fazenda, Campinas) de terça-feira a sexta-feira, das 10 às 17h.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano