No curso gratuito “Dispositivo de Racialidade”, a filósofa e militante Sueli Carneiro explora como o racismo se estrutura e se perpetua na sociedade brasileira. A partir da ampliação do conceito de “dispositivo”, formulado por Michel Foucault, a filósofa analisa como se constituiu a supremacia branca no Brasil, por meio do biopoder, do epistemicídio e das interdições que impedem a cidadania plena de mulheres e homens negros.
Acessível online, o curso está com inscrições abertas na plataforma de educação a distância do Sesc Digital.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Ao longo de seis aulas, Sueli Carneiro apresenta as reflexões que deram origem à sua tese de doutorado defendida na Universidade de São Paulo em 2005 e que resultou no livro “Dispositivo de Racialidade”. Além de apresentar o pensamento do filósofo de origem jamaicana Charles Mills, o curso também aborda a importância da ação coletiva para a resistência e a militância negra.
As leituras dos testemunhos de ativistas do movimento negro, Edson Cardoso, Sônia Maria Pereira, Fátima Oliveira e Arnaldo Xavier, na voz dos atores Thomás Aquino, Grace Passô, Naloana Lima Costa e Jhonas Araújo, enriquecem o conteúdo do curso e oferece uma perspectiva prática sobre o ativismo negro e a educação como ferramentas de emancipação.