PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em Nova York, organizações da sociedade civil se mobilizam para incidir no Fórum Político da ONU

O encontro acontece entre os dias 8 e 19 de julho com o propósito de debater cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU; a Alma Preta acompanha o evento nos Estados Unidos
Um homem caminhao em frente ao prédio da Organização das Nações Unidas, em Nova York, 28 de junho de 2024

Foto: Daniel Slim/AFP

8 de julho de 2024

Nova York – Nas próximas duas semanas, organizações da sociedade civil e representantes oficiais de governo participam de agenda em Nova York para discutir cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O encontro pretende dar continuidade aos debates travados na última edição, com destaque para o posicionamento do governo brasileiro e da discussão da pauta racial interseccionada em cada objetivo.

Neste ano, as revisões temáticas se darão sobre os seguintes objetivos: erradicação da pobreza (1º ODS); fome zero (2º); ação climática (13º); paz, justiça e instituições fortes (16º); e parcerias para os objetivos (17º).

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Representantes da sociedade civil participam de Fórum Político da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da organização, em Nova York, 8 de julho de 2024
Representantes da sociedade civil participam de Fórum Político da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da organização, em Nova York, 8 de julho de 2024 (Victor Oliveira/Alma Preta)

De acordo com o site oficial, o fórum pretende abordar os desafios especiais enfrentados por países em situações excepcionais e explora a dimensão regional e locais para entregas eficazes de soluções sustentáveis, resilientes e inovadoras em relação aos ODS da ONU.

Apesar do compromisso pontuado pela organização em combater e solucionar problemas estruturais, nenhum dos 17 eixos temáticos cita diretamente ou indiretamente a questão racial. Para além disso, nenhum dos encontros pontuados na agenda oficial prevê um debate específico ou bilateral com a pauta racial. 

De acordo com levantamento feito pela Alma Preta, há organizações negras da sociedade civil brasileira credenciadas no encontro e que pretendem se posicionar tecnicamente para a inclusão dos afrodescendentes nas metas das ODS’s que serão abordadas. Durante o evento, acompanhe a página da Alma Preta para mais informações.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Victor Oliveira

    Jornalista formado pela Unesp e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atualmente é Gerente de Projetos da Alma Preta Jornalismo.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano