Nova York – Nas próximas duas semanas, organizações da sociedade civil e representantes oficiais de governo participam de agenda em Nova York para discutir cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O encontro pretende dar continuidade aos debates travados na última edição, com destaque para o posicionamento do governo brasileiro e da discussão da pauta racial interseccionada em cada objetivo.
Neste ano, as revisões temáticas se darão sobre os seguintes objetivos: erradicação da pobreza (1º ODS); fome zero (2º); ação climática (13º); paz, justiça e instituições fortes (16º); e parcerias para os objetivos (17º).
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
De acordo com o site oficial, o fórum pretende abordar os desafios especiais enfrentados por países em situações excepcionais e explora a dimensão regional e locais para entregas eficazes de soluções sustentáveis, resilientes e inovadoras em relação aos ODS da ONU.
Apesar do compromisso pontuado pela organização em combater e solucionar problemas estruturais, nenhum dos 17 eixos temáticos cita diretamente ou indiretamente a questão racial. Para além disso, nenhum dos encontros pontuados na agenda oficial prevê um debate específico ou bilateral com a pauta racial.
De acordo com levantamento feito pela Alma Preta, há organizações negras da sociedade civil brasileira credenciadas no encontro e que pretendem se posicionar tecnicamente para a inclusão dos afrodescendentes nas metas das ODS’s que serão abordadas. Durante o evento, acompanhe a página da Alma Preta para mais informações.