Filme faz parte de uma série de ações de compromisso da marca com a pauta antirracista; o conceito é o desdobramento de um estudo realizado pela Avon com o objetivo de entender a diversidade de tons e subtons das peles negras brasileiras
Texto: Nataly Simões | Imagem: Divulgação
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Em meio à crescente discussão sobre antirracismo e o que é, de fato, ser antirracista, a Avon iniciou uma jornada de compromisso com a reparação de injustiças históricas com importantes metas internadas como a contratação de 50% de pessoas negras nos cargos de estágio e trainee e a partir do próximo ano com 30% de mulheres negras em cargos de lideranças até 2030.
Segundo a marca, a contribuição na luta pela diversidade e empoderamento feminino “faz parte do DNA da Avon” e constantes processos de escuta e estudos resultaram no reconhecimento de que “é preciso fazer mais” para combater as desigualdades que estruturam o Brasil.
Para elucidar todo o movimento da companhia em combate ao racismo, surgiu a campanha “Essa É Minha Cor”. Seu conceito é o desdobramento de um estudo realizado pela Avon com o objetivo de entender a diversidade de tons e subtons das peles negras brasileiras. A criação da paleta foi resultado do trabalho colaborativo entre a maquiadora Daniele Da Mata, uma das maiores experts em pele negra no Brasil, e a cientista norte-americana Candice Deleo-Novack, chefe de desenvolvimento de produtos para olhos, rosto e design técnico de produtos da marca.
Juntas, as duas profissionais sintetizaram em uma única paleta a maior gama possível de tons e subtons das peles negras brasileiras ao aportar um olhar humanizado para cada produto.
Foto: Divulgação
“Essa é Minha Cor”, filme de lançamento dos novos produtos, foi co-criado pela Wunderman Thompson Brasil e Larissa Luz, que fez a música, escreveu o manifesto da campanha e é uma das estrelas do filme ao lado de Cris Vianna, Daniele Da Mata, Ana Paula Xongani, Magá Moura, Geovana Ribeiro, Glória Abreu, Lub Big Queen, Odara, Onika Bibiano e Vilma Caetano.
“Para nós é motivo de orgulho um trabalho tão importante que mais é o lançamento de novos produtos e também está amparado pelo compromisso da Avon com o antirracismo. Pudemos contar com a direção criativa de Larissa Luz e outras dez mulheres negras que colaboraram com todo o conceito dessa campanha o que torna ‘Essa é minha cor’ ainda mais relevante para o momento atual”, explica Keka Morelle, CCO da Wunderman Thompson Brasil.
A nova campanha foi co-produzida pelo Coletivo Mooc e a Damasco e será exibida na TV, digital, OOH, Outdoor Social e rádio.
“Provocar mudanças é reconhecer o ponto em que se está, sair do lugar de conforto e partir para a ação – e é esse o compromisso que a Avon está assumindo, num processo de escuta rico, profundo, cheio de verdade. Amplificar vozes femininas negras que são diariamente invisibilizadas num país racista é uma contribuição efetiva em prol de uma transformação necessária, e participar desse processo onde misturam-se não só tons, mas, também, grandes talentos, é potente e inspirador”, afirma Larissa Luz.
Este conteúdo é resultado de uma parceria entre a agência Alma Preta e a Avon.