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Estudantes da Univesp apresentam jogo didático inclusivo para alunos com surdez

Alunos de Licenciatura criaram projeto para auxiliar a integração de criança com deficiência auditiva em sala de aula, por meio de materiais reutilizados
Intérprete de Libras da Univesp, Caroline Martins, com uma placa ao fundo escrito Univesp- Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Alunos da instituição criaram um jogo didático que promove a inclusão de pessoas com surdez.

Foto: Reprodução

2 de maio de 2024

Alunos dos cursos de licenciatura em matemática e pedagogia, dos polos de Altinópolis, Cravinhos, Pontal e Serrena, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), desenvolveram o Projeto Integrador (PI) “Surdez No Ensino Fundamental: Material Adaptado E Aprendizagem”, voltado para alunos com deficiência auditiva.

Sob orientação de Aureluce Maia dos Santos, os discentes Amanda Pereira, Ana Paula Silva, Edilene Aparecida Galvão, Jean Cesar de Lima, Lívia de Oliveira, Raisa Bordalo e Sirleine Maria Lima criaram o projeto com o objetivo de contribuir para o aprendizado, especialmente na disciplina de matemática, e promover a inclusão de estudantes com redução ou perda total da audição.

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A “Máquina de Somar”, desenvolvida a partir de pesquisas de campo e visitas a instituições de ensino, é um exemplo desse material adaptado. Feita com materiais simples como uma caixa e objetos pequenos como tampas de garrafas ou grãos de milho, a máquina possibilita uma interação física e visual com os números, facilitando o aprendizado das crianças.

Além de estimular a contagem oral dos números e as respostas dos resultados obtidos nas somas, o jogo busca desenvolver a fala de alunos com surdez. Flexível em sua aplicação, pode ser utilizado em diversas dinâmicas em sala de aula, seja em duplas ou individualmente, em competições ou atividades lúdicas.

O material foi testado em uma turma da cidade de Altinópolis, com uma aluna surda, e teve uma recepção positiva pelas crianças, especialmente pela aluna com deficiência auditiva. Para a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o projeto teve uma importância significativa para que ela compreendesse a ação de somar. A iniciativa ainda possibilitou sua integração junto aos colegas, todos puderam se divertir e aprender com o jogo.

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  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

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