No domingo (27), os familiares da ex-vereadora Marielle Franco participarão de uma missa a ser realizada no Cristo Redentor. Durante a missa, estarão presentes a mãe, o pai e a filha de Marielle, Marinete Silva, Antonio Francisco e Luyara Franco.
A cerimônia religiosa acontece na semana do julgamento dos ex-policiais militares acusados pela execução da ativista e de seu motorista, Anderson Gomes. Na próxima quarta-feira (30), Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz vão a júri popular no 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, no centro da capital, a partir das 9h.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A missa é parte de uma série de atividades a serem realizadas ao longo da semana pelo Instituto Marielle Franco, fundado pela família da ex-vereadora, para chamar atenção ao júri popular e exigir respostas.
Marielle Franco e Anderson Gomes foram assassinados a tiros após saírem de um evento no Centro do Rio de Janeiro, em 14 de março de 2018, e desde então segue sem justiça. Apesar da ampla repercussão do crime e suas consequências políticas, até hoje não houve julgamento dos acusados pelas execuções. Da mesma forma, os acusados de serem os mandantes do crime — o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) Domingos Brazão, o deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil) e o ex-delegado Rivaldo Barbosa — ainda não foram julgados.
Amanhecer por Marielle Franco
No dia 30 de outubro, antes do início do julgamento de Lessa e Queiroz, o Instituto Marielle Franco fará um ato em frente ao 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro para reunir pessoas que também querem exigir uma resposta sobre o caso.
Os familiares também falarão com a imprensa em uma coletiva marcada para as 8h, em frente à entrada principal do tribunal. Após a sentença de julgamento dos réus, prevista para acontecer entre a quinta-feira (31) e a sexta-feira (1º), a família deve falar novamente com a imprensa.
Serviço
Domingo – 27 de outubro
Missa em homenagem à Marielle e Anderson: presença das famílias na missa no Cristo Redentor, às 19h – Estrada do Corcovado S/N – RJ
Quarta-feira – 30 de outubro
Amanhecer por Justiça por Marielle e Anderson: ato de mobilização para todos que querem exigir uma resposta sobre o caso, às 7h, na área externa no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro;
Coletiva de imprensa com a família da Marielle Franco e Anderson Gomes, às 8h, área externa da entrada principal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, pela Rua Presidente Antonio Carlos.