No último sábado (28), uma família foi vítima de uma abordagem racista em uma loja da empresa Kavak, no Shopping Morumbi, quando tentavam comprar um automóvel. A psicóloga negra estava acompanhada do marido e do irmão, em visita pré-agendada à concessionária, quando um consultor de vendas perguntou de forma taxativa, mais de uma vez, se estavam ali para inspeção veicular.
“Meu marido falou que estávamos ali para comprar o carro e novamente o consultor questionou se não fazíamos parte da inspeção. Foi muito constrangedor por estarmos ali para comprar um carro e mesmo assim, olhando para nós, o consultor não quis nem nos escutar. Enquanto víamos os carros, um outro vendedor nos abordou perguntando o que fazíamos ali, mesmo a loja sendo de autoatendimento”, relata a psicóloga que compartilhou o caso em sua conta do Twitter.
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A situação se agravou quando o irmão de psicóloga foi levado para um canto pelo segurança da loja, que questionou o que ele fazia ali sem nenhum vendedor por perto.
“Quando falamos sobre o ocorrido na recepção, a recepcionista tentou nos silenciar dizendo que não era bem assim, ao invés de acolher e reconhecer o erro na atitude dos funcionários. Ficamos extremamente decepcionados. Espero que a Kavak Brasil tome uma atitude em relação a isso”, completa a vítima em uma publicação no site Reclame Aqui.
A Alma Preta Jornalismo entrou contatou com as vítimas, que não se sentiram confortáveis em conceder entrevista por ainda estarem fragilizadas com o ocorrido.
A Kavak é uma startup mexicana especializada em compra e venda de veículos automotivos. Seu lançamento no Brasil aconteceu em 2020, quando a empresa, que atualmente vale US$4 bilhões de dólares, ingressou no mercado para facilitar a prestação de serviço neste ramo para os brasileiros.
Posicionamento da empresa
Em nota, a startup admitiu o ocorrido e fez a seguinte declaração: “A Kavak é totalmente contrária a qualquer forma de discriminação ou preconceito. Bem como lamenta o ocorrido profundamente, já se desculpou com a cliente e sua família, e reforça que está tomando as medidas necessárias internamente para evitar que isso aconteça novamente. A empresa preza pela melhor experiência durante toda a jornada de compra ou venda (inspeção do automóvel) e está sempre preparando o time para receber e atender todos os clientes com respeito e empatia”.
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