PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fenômeno do ciclismo, Biniam Girmay tenta se tornar o mais rápido do mundo

Biniam Girmay entrou para a história se tornando o primeiro atleta negro a vencer uma prova do Tour de France
Imagem mostra o ciclista negro Biniam Girmay.

Foto: Getty Images

14 de julho de 2024

Biniam Girmay tomou os holofotes do mundo do ciclismo e se tornou sensação no esporte que historicamente não possui referências negras. O atleta natural da Eritrea, país da África Oriental, venceu três edições do Tour de France, torneio de maior prestígio da modalidade que figura entre os 10 eventos esportivos mais assistidos do mundo, e tenta se tornar o mais veloz do planeta.

Em julho, Biniam entrou para a história se tornando o primeiro atleta negro a vencer uma prova do Tour de France. A competição realizada na França tem mais de 100 anos de tradição e reúne atletas do mundo inteiro anualmente para percorrer o país europeu sobre duas rodas.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O atleta busca se tornar o mais rápido do mundo e em sua vitória na abertura da competição superou 68.5 km/h durante o Sprint final. Após o feito, Biniam assumiu seu posto como pioneiro para a comunidade negra no ciclismo e publicou em suas redes sociais: “Deixe eu abrir a porta”.

Além de conquistar esse marco, Biniam não parou por aí. O atleta tenta gravar de vez o seu nome entre os melhores do mundo e lidera o ranking da Camisa Verde do Tour de France deste ano. A camisa é dada ao ciclista que está no topo do ranking de pontos de classificação das provas diárias. Tradicionalmente, a disputa pela camisa fica entre os ciclistas especializados em velocidade.

Nesta quinta-feira (11), Biniam conquistou sua terceira vitória na edição 2024 do Tour de France e consolidou sua liderança no ranking da Camisa Verde, no qual está 75 pontos à frente de seu próximo rival. Caso vença, também se tornará o primeiro negro a vencer uma das quatro camisas do Tour.

O Tour de France é disputado nas ruas da França até o dia 21 de julho e é atração diária da ESPN 3 e do Disney+ para todo país.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano