O Ministério da Educação (MEC) recebe até terça-feira (27) inscrições de estudantes para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Essa é a primeira vez que o programa inclui a reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e para pessoas com deficiência.
Segundo o MEC, no total, serão ofertadas 70 mil vagas para estudantes que desejam ingressar na iniciativa no segundo semestre de 2024.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Assim como no último semestre, o Fies Social também vai reservar 50% das vagas para os candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para participar, é preciso acessar o portal do programa e fazer login com a conta GOV.BR. Em seguida, preencher os campos com as informações pessoais e clicar em “Gravar e avançar” após completar todos os dados.
No próximo passo, o candidato deve realizar a autodeclaração do perfil étnico-racial, que é necessária para concorrer às vagas destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência. Também é preciso informar a escolaridade e declarar que está ciente das informações fornecidas.
O cadastro deve ter sido atualizado dentro do prazo exigido no edital. No caso de estudantes inscritos no CadÚnico, também será possível solicitar a contratação do financiamento de até 100% dos encargos educacionais.