O país recebe nesta segunda (26) e terça-feira (27) o primeiro Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas, na cidade de São Paulo. A iniciativa une diversas entidades civis e organizações nacionais em busca de uma economia global sustentável e igualitária.
Focado no debate do financiamento climático e no desenvolvimento econômico sustentável, o Fórum também receberá coalizões empresariais, filantrópicas, acadêmicas e organizações multilaterais econômicas.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Ao todo, 600 convidados se reunirão em busca de modelos financeiros que impulsionem a transformação ecológica nacional, além de mecanismos de financiamento verde na Amazônia e a promoção da bioeconomia para enfrentamento da crise climática.
O Fórum contará com a presença de Joseph Stiglitz, ganhador do prêmio Nobel de Economia, além de integrantes do governo federal, lideranças indígenas, e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A iniciativa foi desenvolvida em conjunto pelo Instituto Arapyaú, Instituto AYA, Inctituto Clima e Sociedade (ICS), Instituto Igarapé, Instituto Itaúsa, Open Society Foundations e Uma Concertação pela Amazônia.
O evento compõe a agenda do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro (RJ), e foi lançado durante a última Conferência do Clima (COP28), em Dubai.