Pesquisar
Close this search box.

Haitianos gravam resposta após reportagem de Luciano Huck

20 de junho de 2016

Forma como seu país foi retratado em reportagem incomodou grupo de haitianos

Texto: Solon Neto / Edição de Imagem: Solon Neto

No último dia 08/06, durante a transmissão do jogo Brasil x Haiti, a Rede Globo exibiu reportagem de uma viagem de Luciano Huck ao Haiti. No vídeo, imagens de miséria e degradação são exibidas e retratam um cenário desolador.

Indignados com a forma que seu país fora retratado, um grupo de seis haitianos, moradores de Curitiba-PR, resolveu gravar uma resposta ao apresentador.

No vídeo, Alinx Daniel, Apollon Mardochée, Compére Jerson, Esdras Hector, Marthatias Barthelus e Sony Sylvelus dizem que a forma como seu país de origem foi retratada prejudica os haitianos e é uma visão parcial, pois mostra apenas uma bairro, o Cite Soleil. Na gravação, eles afirmam que o Haiti voltou a ser um dos destinos mais procurados do Caribe, e que material pode atrapalhar o país.

Sony Sylvelus vive há 3 anos no Brasil, e falou ao Alma Preta sobre o caso. Sony tem formação na área de Tecnologia da Informação, área em que trabalha no Brasil. Cursando sua segunda graduação, o haitiano está se formando em Análise de Sistemas. Sony afirmou que ele e seus amigos gravaram o vídeo “para poder deplorar a triste maneira de mostrar nosso país”. Segundo ele, as imagens do bairro mais pobre do Caribe, Cite Soleil, deturpam a imagem do Haiti, afinal “qualquer pais do mundo tem miséria , pobreza, insegurança”.

O profissional de TI ficou indignado ao ver como seu país fora diminuído. “Se no caso, uma imprensa estrangeira vir aqui e depois fazer uma reportagem sobre Brasil mostrando apenas o lado feio do Brasil, você concordaria com eles?”.

O racismo no Brasil costuma afetar também estrangeiros negros. Sony afirma que conhece muita gente que sofre com racismo no país, mas diz que nunca sofreu com o problema. Quando perguntado se o Brasil é racista, ele respondeu “Até o brasileiro sabe que o Brasil é racista”.

Assista o vídeo abaixo: 

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano