Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

IBGE divulgará em Salvador resultados para cor ou raça do Censo 2022

Os primeiros resultados da pesquisa serão divulgados na Casa Olodum, no Pelourinho, em Salvador (BA); o evento será transmitido pelo canal do IBGE no Youtube
A imagem mostra uma censora do IBGE, negra, entrevistando uma senhora também negra

Foto: Jessica Cândido/Agência IBGE Notícias

13 de dezembro de 2023

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará os primeiros resultados do Censo Demográfico 2022 segundo as características de cor ou raça da população e domicílios, a partir das 10 horas, do dia 22 de dezembro, na Casa do Olodum, no Pelourinho, em Salvador (BA). O evento será transmitido ao vivo pelo canal do IBGE no YouTube.

As informações que serão publicadas trazem os dados da população segundo cor ou raça, fundamentais para o conhecimento da diversidade e para o estudo das relações inter-raciais no país, que, em conjunto as estatísticas de idade e sexo já divulgadas, permitirão avaliar as mudanças no perfil demográfico brasileiro ao longo do tempo.

A divulgação conta com parceiros do IBGE, como representantes do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e de ministério, como o da Igualdade Racial, do Planejamento e dos Povos Indígenas, além do apoio do Governo do Estado da Bahia e do Olodum.

Os dados disponibilizados também trazem recortes por grandes regiões, estados, municípios, além da Amazônia Legal como nível geográfico. Os dados poderão ser visualizados em mapas interativos por meio da Plataforma Geográfica Interativa (PGI).

“A divulgação dos dados de raça e cor do Censo 2022 em Salvador, tem uma importância grande por conta de sermos a cidade mais negra fora do continente africano e porque é exatamente a partir de informações sólidas que as políticas públicas são embasadas. Essas informações sobre a população negra são de importância estratégica para a expansão e aperfeiçoamento das políticas públicas de reparação e promoção da igualdade racial nos municípios e estados”, destacou a secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, Ângela Guimarães, em nota oficial.

Dados inéditos sobre quilombolas

O Censo 2022 incluiu, pela primeira vez, estatísticas exclusivas sobre comunidades quilombolas, como características demográficas, populacionais, sociais, econômicas e dados baseados na autodeclaração desses povos em relação ao pertencimento étnico.


De acordo com as informações do IBGE, de 1 a 29 de agosto de 2022 foram contabilizados 386.750 quilombolas. Além da divulgação dos recortes por cor ou raça do Censo 2022, o IBGE, também no dia 2022, atualizará os dados das divulgações “Quilombolas: Primeiros Resultados do Universo” e “Indígenas: Primeiros resultados do Universo”.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano