Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Influenciador faz campanha para aumentar seguidores de personalidades negras no Instagram

15 de dezembro de 2020

Roger Cipó afirma que bater 100 mil seguidores é um marco importante contra a invisibilidade; cinco perfis já entraram na ação para novos seguidores e a iniciativa deve continuar em 2021

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nataly Simões I Imagem: Wendy Andrade

A atriz Zezeh Barbosa é dona de 11 prêmios importantes de Dramaturgia e papéis marcantes no cinema e na TV. Em 2004, ganhou o principal prêmio do Festival de Cinema de Brasília, com o filme Bendito é Fruto, onde atuou como protagonista.

Zezeh tinha menos de 15 mil seguidores no Instagram até o começo de dezembro. O total de seguidores da atriz, formada na tradicional EAD (Escola de Arte Dramática), da USP (Universidade de São Paulo), deu um salto e não para de subir por conta da campanha do fotógrafo e influenciador digital Roger Cipó, que está impulsionando o perfil de personalidades negras.

A campanha parte de um questionamento sobre o motivo pelo qual perfis de grandes artistas negros do teatro, da televisão e do cinema enfrentam um processo de apagamento. “Porque é que com tanto talento inegável e uma contribuição tão grande para a cultural, eles estão com menos de 100 mil, 200 mil ou um milhão de seguidores”, aponta Cipó.

A primeira ação de engajamento foi com Raphael Logam, ator da série Os Impuros, que já teve duas indicações ao Emmy e participou de novelas da Rede Globo.

“Logam é jovem, bonito e tem tudo para ser considerado galã, segundo o universo da TV, mas não é por ser preto. Isso também reflete no número de seguidores, que deveria ser de milhões a exemplos de outros homens da sua área”, conta Cipó.

No caso da atriz Zezeh Barbosa, em pouco dias ela foi de 14 mil para 46 mil seguidores. O perfil do Logam, em poucas horas, saiu de 96 mil para 107 mil seguidores. A mobilização do Cipó também impulsionou os perfis do Sérgio Loroza, Neusa Borges e Mary Sheila.

Neusa Barbosa viu dobrar os seus 9 mil seguidores, Mary Sheila que tinha menos de 5 mil foi para 33 mil seguidores e Loroza pulou de 65 mil para 140 mil em 24 horas e conseguiu um novo contrato com uma agência de publicidade.

Segundo Cipó, essa é só primeira fase e a campanha seguirá em 2021 com mais personalidades negras. A ideia é chamar atenção do mercado de publicidade, que atua nas redes sociais, além do cinema, diretores de TV e canais onde as personalidades negras sempre trabalharam.

“Eu quero falar sobre valorização desses artistas que constroem a dramaturgia brasileira e são esquecidos pela ação do racismo.  Eles já fizeram o caminho deles, suas carreiras falam por si, são consagrados nas telas de todas nossas famílias, eu só sigo perguntando por que essas pessoas não são seguidas e valorizadas nas redes sociais, uma ferramenta importante não só para visibilidade, mas também como importante canal de publicidade, propaganda e comunicação no geral”, salienta Cipó.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano