PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Influente no mercado criativo, Evandro Fióti será jurado do 49º Anuário do Clube de Criação

O CEO da Laboratório Fantasma participa da premiação como júri na categoria técnica “Filme - Trilha / Rádio”
Evandro Fióti, CEO da Laboratório Fantasma, com um terno vermelho e de óculos escuros.

Evandro Fióti, CEO da Laboratório Fantasma.

— Jef Delgado

10 de outubro de 2024

O empresário Evandro Fióti, CEO da Laboratório Fantasma e reconhecido líder na indústria musical e criativa, foi selecionado para integrar o júri do 49º Anuário do Clube de Criação. Fióti atua na categoria técnica “Filme – Trilha / Rádio”, destacando-se pela sua trajetória e impacto na valorização da cultura negra.

O Clube de Criação é uma das premiações mais renomadas da publicidade brasileira e avalia anualmente trabalhos criativos, com base nos critérios estabelecidos por profissionais da área e jurados convidados. A edição de 2024 conta com uma liderança 100% negra e a participação de mais de 70 jurados, abrangendo seis categorias técnicas e outras quatro gerais. Marcada para os dias 12 e 13 de outubro (sábado e domingo), a cerimônia de premiação será realizada durante o Festival do Clube de Criação, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“O Anuário do Clube de criação é uma plataforma incrível que vem valorizando e reconhecendo o papel de todos os agentes criativos em um mercado ágil com  grandes transformações e desafios, esse ano foi ainda mais especial por me reconhecer no Júri enquanto uma liderança e homem negro”, afirma Fióti.

“Poder atuar como curador ao lado de tantos profissionais que são referências para mim, reconhecendo que o mercado brasileiro de criatividade, produção e de comunicação está em um nível altíssimo, foi muito importante e especial para mim, acredito que o resultado final será um retrato interessante do potencial da criatividade e de influência positiva de impacto do mercado publicitário quando atrelado a valores éticos e que valorizem a diversidade e pluralidade do nosso País, eu tenho fé com intencionalidade de que é possível construirmos um mercado e uma sociedade  menos desigual, o momento é agora!”, complementa o empresário.

Desde a fundação da Laboratório Fantasma, atuando como diretor geral e CEO há 15 anos, ao lado do irmão, o rapper Emicida, Fióti tem sido um agente de mudança, promovendo a pluralidade e o avanço do mercado da música brasileira.

O cantor, compositor e empresário tem estado em destaque nos últimos anos. Em 2023, foi eleito profissional do ano pelo Prêmio Potências, além de ter sido responsável pela direção artística e produção do evento que lançou novas categorias no GRAMMY Latino, contribuindo para o reconhecimento da música urbana e periférica em países lusófonos e na América Latina. Como líder Evandro Fióti também tem sido uma voz importante a favor da equidade de raça e gênero na indústria fonográfica, cultural e do entretenimento

Fundado em 1975, o Clube de Criação é uma das principais instituições de apoio e desenvolvimento da publicidade no Brasil, reunindo aproximadamente 1.500 sócios. O Clube visa fortalecer as relações profissionais, fomentar debates e atualizar conhecimentos para promover a evolução da área. Para o Anuário, os trabalhos são inscritos em seis categorias técnicas: “Texto”; “Direção de Arte, Ilustração, Fotografia”; “Digital”; “Filme – Animação, Direção / Diretoras, Direção / Diretores, Direção de Arte, Direção de Ator, Efeitos Visuais, Fotografia, Montagem,  Videoclipe”; “Filme – Trilha / Rádio” e “Mídia”. E em outros quatro quesitos gerais: “Criação (grupos)”, “Regional”, “Periferia Criativa” e “Estudantes”. 

Pela primeira vez na história, a liderança do júri do Anuário é composta exclusivamente por profissionais negros da indústria criativa. Além de Evandro Fióti, os demais jurados da categoria técnica “Filme – Trilha / Rádio” são Patricia Gaglioni (Wieden+Kennedy), que será a presidente do júri; Arthur Abrami (MugShot); Barulhista (Janga); Beto Villares (Produtor Cangaço Novo); Ester Freire (Maestrina); Jaque De Paula (Stratostorm); e Zamba (Surreal Hotel Arts). 

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano