Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Instituições e personalidades negras recebem prêmio Sim à Igualdade Racial

16 de maio de 2019

A rede Uneafro, que atua em regiões periféricas do Brasil, ganhou o prêmio na categoria Educação e Oportunidade

Texto / Beatriz Mazzei | Imagem / Reprodução Instagram / Edição / Simone Freire

O Prêmio Sim à Igualdade Racial 2019, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), premiou nesta terça-feira (14), instituições e personalidades negras.

O evento ocorreu durante um jantar beneficente no Copacabana Palace (RJ) e contou com a presença de artistas e celebridades. Entre os vencedores do prêmio estão Tia Maria do Jongo (Arte em movimento), Flávia Oliveira (Raça em pauta), Kabengele Munanga (Intelectualidade negra), Uneafro (Educação e Oportunidade), Roberta Anchieta (Liderança negra), Camila Farani (Trajetória empreendedora), Maju Coutinho (Inspiração) e Yuri Marçal (Representatividade em novos formatos).

A Uneafro foi premiada pelo trabalho com a formação de jovens de escolas públicas em regiões periféricas de todo o país. A rede oferece núcleos de cursinhos, pré-concursos, formação para o mercado de trabalho e cursos livres de e formação política, gênero, antirracista, diversidade sexual, combate às drogas e aperfeiçoamento jurídico.

De acordo com a Uneafro, 70% dos estudantes acessam à universidade, passam em concursos ou conseguem um emprego. Durante o ano, a rede atende 1600 jovens. “Esse prêmio é das milhares de pessoas envolvidas na rede. […] Quero levar possibilidades de educação aos jovens que, assim como eu, são periféricos”, conta Vanessa Vicente, moradora da Baixada Fluminense e coordenadora da Uneafro RJ.

O Prêmio Sim

Com o intuito de reconhecer os principais nomes e iniciativas que atuam em prol da igualdade Racial no Brasil, o Prêmio Sim à Igualdade Racial teve sua primeira edição em 2018. A iniciativa do evento veio da ID_RB, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2016 pela publicitária Luana Génot.

Em formato de prêmio e jantar beneficente, os ingressos para participar da cerimônia custaram acima de R$ 1,5 mil. De acordo com a comunicação do evento ao site Quem, no ano passado a instituição arrecadou cerca de meio milhão de reais.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano