Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Instituto Marielle Franco lança financiamento coletivo para preservar legado da ex-vereadora

Objetivo da campanha é tirar do papel ideias como o desenvolvimento de uma escola voltada para mulheres negras e da periferia, combater fake news sobre a ex-vereadora assassinada e criar um centro de memória com acervo físico e digital

10 de fevereiro de 2020

O Instituto Marielle Franco lançou nesta segunda-feira (10) uma campanha de financiamento coletivo para desenvolver as primeiras ações de preservação do legado da vereadora assassinada junto ao seu motorista Anderson Gomes há quase dois anos.

Anielle Franco, diretora executiva do Instituto e irmã de Marielle, conta que a família da vereadora sempre teve consciência de que a mobilização coletiva seria a forma de dar continuidade ao trabalho da defensora dos direitos humanos.

“Desde o início nós sabíamos que seria pela força coletiva de pessoas que apoiam nossa família e admiravam a trajetória pessoal de Marielle que conseguiríamos preservar o que ela deixou e construir espaços de acolhimento e oportunidades para outras milhares de jovens negras deste país”, afirma.

Metas

A primeira meta da campanha é arrecadar recursos para o desenvolvimento de atividades da Casa Marielle em março no Rio de Janeiro e a realização de um circuito de lançamento do Instituto pelo Brasil ao longo do ano. O objetivo é ter espaços abertos para o acolhimento, oficinas e rodas de conversa para todas as pessoas que desejam lutar pelo legado de Marielle.

Entre as outras metas do financiamento coletivo está o desenvolvimento da metodologia da Escola Marielles, com o intuito de fortalecer jovens negras, LGBTs e periféricas de todo o país para lidarem com os desafios da construção de uma sociedade mais justa e menos desigual.

O Instituto também pretende combater às fake news difundidas sobre a vereadora, criar um centro de memória com acervo físico e digital de Marielle e manter uma equipe para coordenar todos os projetos e dar suporte às demandas que chegam do mundo inteiro.

Relembre a reportagem especial do Alma Preta publicada um ano após o assassinato da ex-vereadora:

Transparência e recompensas simbólicas

As pessoas que desejam contribuir com a campanha podem fazer doações a partir de R$ 20. Os apoioadores que quiserem, independentemente do valor, vão receber uma comunicação periódica sobre as atividades desenvolvidas com os valores arrecadados.

Apesar de recompensas não serem o foco do financiamento coletivo, o Instituto Marielle Franco irá retribuir o gesto dos apoiadores com a inclusão do nome na lista de apoiadores no site do instituto e no painel da Casa Marielle Franco, adesivos, uma placa da Rua Marielle Franco em uma versão especial, pôsteres exclusivos de artistas e uma edição do livro “Cartas para Marielle”, de Anielle Franco, autografada e com dedicatória da família Franco.

O Instituto Marielle Franco é uma organização criada pela família da vereadora com o objetivo de buscar justiça sobre o caso, defender a memória de Marielle e multiplicar o legado deixado por ela após o assassinato que tirou a sua vida e a do motorista Anderson Gomes no dia 14 de março de 2018.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano