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Jovem relata ter sofrido racismo em restaurante do Burger King; rede contesta fato

30 de março de 2018

David Zambelli Jr. denunciou episódio no qual ele foi descrito como ‘Macaco” na nota fiscal de sua compra, mas rede de fast food alega que o jovem acompanhou a digitação do termo feita por outro funcionário

Texto / Amauri Eugênio Jr.
Foto / Arquivo pessoal/Facebook

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Na noite de segunda-feira (26), o estudante de relações internacionais David Zambelli Jr. fez publicação no Facebook para denunciar caso de racismo do qual ele foi vítima na madrugada e sábado (24). No post, o jovem publicou imagem da nota fiscal de produtos consumidos na unidade de Moema da rede de fast food Burger King na qual o cliente – ele, no caso – foi descrito como “Macaco”.

Ainda na mesma publicação, ele relatou ter ido ao Decradi (Delegacia de Repressão aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) para registrar boletim de ocorrência para denunciar o que havia acontecido com ele e para as medidas cabíveis serem tomadas.

Em resposta enviada à reportagem do Alma Preta na terça-feira (27), a assessoria de imprensa da rede de restaurantes relatou estar ciente do caso e que estava apurando as circunstâncias para que as medidas necessárias fossem tomadas. Ainda, a empresa reiterou que “repudia todo e qualquer ato discriminatório”.

Segundo ato

Na quarta-feira (28), a assessoria do Burger King divulgou nota na qual afirmou que estava colaborando com as investigações do caso ao fornecer as câmeras de segurança às autoridades responsáveis pela investigação do caso – de acordo com a empresa, as imagens mostram Zambelli Jr. entrando no balcão e conversando com o atendente responsável pelo pedido, ao acompanhar a digitação de seu nome.

Imagens mostram momento em que Zambelli faz pedido de produtos consumidos

 

Ainda, a rede alega que a vítima é ex-funcionária da empresa e que o funcionário responsável pelo registro do pedido, que relatou à gerência da unidade onde o episódio aconteceu sobre ter seguido instruções do cliente, foi afastado preventivamente enquanto as investigações estiverem em curso.

A reportagem do Alma Preta entrou em contato novamente com a assessoria de imprensa do Burger King, para questionar sobre a reviravolta, e por vezes com Zambelli Jr., para questionar sobre o episódio e o posicionamento da rede de restaurantes. Até a publicação da reportagem, não obteve retornos de nenhumas das partes.

Em nota enviada à reportagem, a Polícia Civil relata que o caso foi registrado no Decradi como injúria racial, além de a vítima ter prestado depoimento e relatado que havia solicitado as imagens da câmera de segurança para identificar o autor do ato.

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