Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Jovens negros LGBTs são selecionados para conferência internacional

Alma Preta

31 de janeiro de 2018

Para participarem do encontro, criaram uma campanha de financiamento com o objetivo de custear passagem, alimentação e estadia em Chicago (EUA)

Texto / Pedro Borges
Imagem / Reprodução

Cinco estudantes negros LGBTs foram selecionados para a conferência “Race, Sex, Power”, que ocorre entre os dias 6 e 7 de Abril, na Universidade de Roosevelt, em Chicago (EUA).

Os jovens, selecionados para o painel “Descolonizar Saberes: Práticas de Insurgência e Politiz(a)ção”, criaram uma campanha de financiamento coletivo e pedem R$ 30 mil para cobrir os gastos com passagem, alimentação, estadia, entre outros.

No vídeo de divulgação da campanha, os pesquisadores recordam os cortes de investimento que as universidades federais têm recebido e a ausência de recursos da UFBA para arcar com as despesas do translado para o encontro.

Em entrevista ao Alma Preta, os jovens explicam que a campanha de financiamento coletivo era a última opção escolhida, mas que teve de ser adotada por falta de apoio institucional.

“Queremos que as pessoas compreendam o porquê tivemos que chegar nesse ponto de fazer campanha online pra nos financiar. Foi a única forma que encontramos de tentar realizar esse desafio acadêmico”.

Os pesquisadores também criticam a falta de apoio para financiar estudos e a participação de jovens negros em encontros como o do tipo. “As pessoas em geral ainda acham que cota é esmola, e que o fato da gente ter entrado é o suficiente, mas não é”. 

Apesar das barreiras econômicas, reiteram a importância de inserir nessa rede internacional o núcleo de estudos da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“Essa é uma chance da gente conhecer outras epistemologias, saber o que a América Latina, comunidades indígenas, asiáticas e outros grupos estão produzindo no campo de sexualidade e negritude”, contam.

Os estudantes selecionados são Ariana Silva, mestranda do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, Aline Nascimento, graduanda em Geografia, Jéssica Ipólito, graduanda do bacharelado de gênero e diversidade, Claudenilson Dias, mestre do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismo, e Shirlei Santos, mestranda do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo. Todos são alunos da UFBA.

A 10° edição do evento celebra os avanços nas discussões sobre sexualidades negras latinas, estadunidenses, e transnacionais.

Para contribuir financeiramente:

Banco do Brasil
Conta Poupança
Shirlei Santos de Jesus Silva
CPF: 05338292599
Agência: 0346-8
Conta: 66660-2
Variação: 51

Alma Preta

A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étino-racial no Brasil.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 150

EP 149

Cotidiano