Com uma narrativa de acolhimento, o livro “A Mulher Negra e suas Transições” aborda o processo de resgate das mulheres negras que decidem deixar de alisar seus cabelos e assumir a identidade crespa. A obra foi lançada pela Editora Conquista no dia 12 de dezembro no Rio de Janeiro (RJ).
Um dos coautores, o psicólogo Nelson Gentil, conta que o objetivo é fazer as pessoas se sentirem pertencentes à história. “Ao passar pelo processo de transição, as mulheres precisam sentir que não estão sozinhas. Ao se identificarem com o livro, elas podem criar mecanismos de enfrentamento ao racismo e se fortalecer na busca por ser quem elas quiserem ser”, afirma.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Para escrever a obra, Nelson Gentil entrevistou três mulheres negras que passaram pela transição dos fios lisos para os crespos. Elas relatam como aconteceu o processo de tomada de decisão, a importância de ter uma rede de apoio e como é o período pós-transição capilar. “São depoimentos de quem ‘sofreu’ na pele, pois a transição não se trata de um processo somente físico. É algo que começa no interior e se reflete no exterior”, explica.
“A Mulher Negra e suas Transições” está disponível para venda online no valor de R$ 60. O livro também pode ser encomendado para retirada no centro das cidades do Rio de Janeiro ou Nova Iguaçu.
Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail [email protected] ou via WhatsApp (21968886871).