PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Livro reúne propostas de educadores para fortalecer combate ao racismo nas escolas

"Educação Antirracista em Diálogo" reúne autoras e autores de diferentes regiões do Brasil e será lançado no dia 4 de abril com roda de conversa, poesia e samba  
Ednéia Gonçalves, coordenadora executiva da Ação Educativa e uma das autoras do livro “Educação Antirracista em Diálogo”.

Ednéia Gonçalves, coordenadora executiva da Ação Educativa e uma das autoras do livro “Educação Antirracista em Diálogo”.

— Reprodução/Ação Educativa

29 de março de 2025

Com o objetivo de ampliar os debates sobre o antirracismo na educação brasileira, a Ação Educativa realiza no dia 4 de abril, das 18h às 21h30, o lançamento do livro “Educação Antirracista em Diálogo”, realizado em parceria com o Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista).

O evento, que acontece na sede da organização em São Paulo, contará com a presença de autoras e autores da publicação, rodas de conversa com educadoras e estudantes, além de atrações culturais como poesia e samba

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A obra reúne reflexões de educadoras e educadores de diferentes territórios do Brasil – como Minas Gerais, Bahia e São Paulo – que, por meio de suas vivências e práticas pedagógicas, constroem caminhos para uma educação comprometida com a equidade racial e com o cumprimento das leis que instituem o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas do país.

Entre os nomes confirmados estão Ana Lúcia Silva Souza (UFBA), Mighian Danae Ferreira Nunes (Unilab – Campus dos Malês), Natalino Neves da Silva (UFMG) e Claudilene Maria da Silva (Unilab), além de outras e outros importantes educadores e ativistas do campo das relações étnico-raciais. A obra foi organizada a partir da escuta e do diálogo entre diferentes experiências escolares e acadêmicas, e aposta na construção coletiva como método de resistência.

“Essa publicação reúne um conjunto importante de propostas, experiências e reflexões de educadoras(es) e pesquisadoras(es) diante dos desafios de combater o racismo no ambiente escolar e construir uma educação intencionalmente antirracista”, afirma Ednéia Gonçalves, coordenadora executiva da Ação Educativa e também autora da obra. 

Autoras/es do livro:

Mighian Danae Ferreira Nunes (Unilab – Campus dos Malês)
Natalino Neves da Silva (UFMG)
Claudilene Maria da Silva (Unilab)
Ana Lúcia Silva Souza (UFBA)
Jéssika Tenório (SP)
Marcelle Matias (SP)
Paulo Vitor Cardoso (SP)
Vanessa Cândida Lourenço (SP)
Ednéia Gonçalves (SP)
Silvane Silva (SP)
Bárbara Barboza (SP)
Elly Bayó (SP)
Roberto Catelli Jr. (SP)
Waldete Tristão Farias Oliveira (SP)
Nelson Simplício da Silva (SP)
Nicole Pinheiro Santos (SP)

Para participar do lançamento, é necessário se inscrever previamente.

Serviço

Data: 4 de abril de 2025 (sexta-feira)
Horário: 18h às 21h30
Local: Rua Gen. Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01223-010

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano