PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Marrocos une povos em torcida, mas perde para a França e dá adeus ao sonho do título

Seleção marroquina agora mira o bronze contra a Croácia, na disputa pelo terceiro lugar, neste sábado (17)

Imagem: Kirill Kudryavtsev/AFP

Jogadores do Marrocos lamentam derrota na semifinal.

— Imagem: Kirill Kudryavtsev/AFP

14 de dezembro de 2022

Na tarde desta quarta (14), a seleção marroquina foi derrotada pela França por 2 a 0 e está fora da final da Copa do Mundo de 2022. A campanha histórica de Marrocos ainda terá mais um capítulo na disputa pelo terceiro lugar na competição, sábado, contra a Croácia, que foi derrotada pela Argentina nesta terça (13).

A França abriu o placar com Theo Hernández, que aproveitou a sobra e marcou num quase voleio. Marrocos ainda teve duas chances de empatar ainda no primeiro tempo, mas Ounahi e El Yamiq pararam em Lloris, que fez duas defesaças.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Na segunda etapa, a pá de cal, após grande jogada, Mbappé finalizou na defesa marroquina. A bola caiu nos pés de Kolo Muani, que não teve trabalho para fechar o marcador. 2 a 0 e França na final.

A relação entre os dois países começou muito antes de 2022. Marrocos foi protetorado francês entre 1912 e 1956 e até hoje paga dívidas decorrente da independência conquistada há 66 anos. O retrato da colonização é possível ser visto em três nomes da seleção marroquina. O zagueiro e capitão Romain Saïss, o atacante Sofiane Boufal e o técnico Walid Regragui nasceram em território francês, filhos da diáspora marroquina. Todos esses fatores alimentaram ainda mais o confronto, agitando a rivalidade dentro e fora de campo.

Nas arquibancadas, show da torcida de Marrocos. A união de marroquinos com, sobretudo, africanos, árabes e muçulmanos de outras nacionalidades resultou numa bonita festa no estádio Al Bayt. Marrocos manteve vivo o sonho de muitos povos na Copa. Foi a primeira seleção africana, do mundo árabe e muçulmana a chegar numa semifinal de Copa, por isso se tornou o símbolo desta união.

torcida marrocosTorcida marroquina compareceu em peso ao estádio Al Bayt | Imagem: Kirill Kudryavtsev/AFP

Apesar da eliminação, a seleção marroquina ainda pode fazer história. Sábado (17), às 12h (horário de Brasília), Marrocos enfrenta a Croácia pelo terceiro lugar na Copa. A chance da conquista da medalha de bronze significa muito mais que um prêmio de consolação para uma Seleção que já é vencedora.

A França, do craque Mbappé, entra em campo no domingo (18), também às 12h, contra a Argentina. Será a primeira final entre as seleções que buscam o tricampeonato.

Leia também: Colônias vs colonizadores: confira as seleções que já se enfrentaram na Copa do Catar

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano