O medalhista olímpico João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo, foi inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A legislação que concede a honraria ao atleta negro foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (31).
Nascido em Pindamonhangaba (SP), no ano de 1954, João Carlos Oliveira teve sua vida transformada pelo esporte. Após perder a mãe muito cedo, o atleta precisou começar a trabalhar aos sete anos de idade. A carreira no atletismo começou pelo Exército, onde atuou por 14 anos.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O atleta foi a primeira pessoa negra a participar de competições esportivas pelo clube Pinheiros, na cidade de São Paulo.
João do Pulo atingiu o recorde mundial de salto triplo da categoria júnior aos 19 anos, no Campeonato Sul-Americano de Atletismo. Nos Pan-Americanos do México, em 1975, o atleta superou o recorde mundial da categoria em 45cm e também ganhou o ouro no salto a distância.
Nos jogos olímpicos de Montreal, no Canadá, o brasileiro conquistou o bronze no salto triplo, mesmo se recuperando de um processo cirúrgico, com a marca de 16,90 metros.
Durante as Olimpíadas de Moscou, em 1980, o medalhista teve quatro saltos anulados por fiscais, fato que gera divergência até hoje. À época, diversos especialistas consideraram os dois saltos válidos, sendo um deles capaz de estabelecer um novo recorde mundial.
João Carlos ainda foi medalha de ouro nos saltos em distância e triplo no Pan-Americano de San Juan, em 1979. O atleta também subiu ao topo do pódio em campeonatos mundiais de 1977, 1979 e 1971.
O atleta teve sua trajetória no esporte interrompida tragicamente em 1981, após sofrer um acidente de carro. Devido ao acidente, o esportista teve sua perna direita amputada.
João do Pulo foi eleito deputado estadual por São Paulo pelo extinto Partido da Frente Liberal (PFL), tendo exercido dois mandatos. O atleta faleceu no dia 29 de maio de 1999, um dia após seu aniversário de 45 anos, por problemas de saúde.
A homenagem no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no memorial da Praça dos Três Poderes, em Brasília, busca eternizar a importância de João Carlos de Oliveira, considerado como um dos maiores nomes do atletismo nacional de todos os tempos.