Na última segunda-feira (6), o medalhista olímpico afro-americano Fred Kerkley foi solto após ser detido em uma abordagem policial truculenta na cidade de Miami, nos Estados Unidos.
O atleta de 29 anos, medalha de bronze nos 100m rasos e nos 100m nas Olimpíadas de Paris 2024, foi agredido e eletrocutado por arma de choque ao tentar acessar seu veículo.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O caso ocorreu na última sexta-feira (4) e gerou repercussão internacional com a divulgação das imagens da câmera corporal de um dos policiais envolvidos na ação.
Nas imagens, Kerkley e sua companheira discutem com três policiais. Um dos agentes empurra o atleta, que reage e o confronta. O áudio do vídeo só é estabelecido após a reação do velocista. Em seguida, o homem é rendido e agredido, enquanto estava imobilizado no chão.
Segundo reportagem do Globo Esporte, o medalhista tentava se aproximar de seu carro, que estaria estacionado nas proximidades da cena de uma investigação policial. A corporação acusa o atleta de conduta desordeira, resistir à prisão sem violência e agressão.