O Movimento Negro Unificado (MNU) denunciou uma abordagem policial que acabou na morte do motoboy Marcio Campos Souza, de 46 anos, na cidade de Santa Maria, interior gaúcho. A Brigada Militar do Rio Grande do Sul abriu inquérito para apurar o caso ocorrido na noite de domingo (7).
Em vídeo publicado no Instagram do MNU, é possível ver o homem negro, apena de bermuda, desacordado e algemado para ser levado de ambulância ao Pronto Atendimento do Patronato.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Na publicação, o MNU se solidarizou ao falecimento do motoboy e demonstrou indignação com mais um caso de violência contra pessoas negras.
“Mais uma vida negra foi ceifada, e os órgãos competentes e a sociedade não podem continuar indiferentes a essa trágica realidade que persiste de forma inaceitável. É revoltante que para questões sociais graves ao invés de investimento em políticas públicas se use a repressão de forma cruel e violenta. Justiça para Marcio”, diz a publicação.
De acordo com a publicação, Souza sofreu um surto em via pública e a Brigada Militar foi chamada. Ao chegar no local, os oficiais deram voz de prisão ao homem que não obedeceu e recebeu um disparo de arma de choque. A vítima morreu na manhã seguinte.
A queixa na Polícia Civil feita pelo irmão da vítima aponta o uso excessivo de drogas como a causa da morte, já outro familiar atribuiu o óbito à violência durante a abordagem policial.
A Alma Preta Jornalismo procurou a Brigada Militar do Rio Grande do Sul e questionou as circunstâncias da abordagem. Até a publicação deste texto não houve resposta. O espaço segue aberto.